Mamba Water, marca de água em latas e parte de HEINEKEN Spin, ecossistema de negócios de impacto do Grupo HEINEKEN, anuncia a instalação das Estações de Tratamento de Água (ETA) em duas comunidades no Pará, em parceria com Ball Corporation, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ambipar e Reaqt Water Technologies.
As unidades passaram a operar a partir desta segunda-feira, 01 de dezembro, fornecendo água potável às famílias locais – aproximadamente 546 pessoas nas comunidades da Ilha do Combu, em Belém, e do Taiassuí, em Benevides.
Mamba Water nasce com um propósito claro de impacto: a cada lata comprada, 1 litro de água potável é doado para comunidades em situação de vulnerabilidade. Com capacidade de disponibilizar mais de 20 milhões de litros de água potável nesta entrega, a causa central da marca avança com a edição paraense do Mamba Water Project. A escolha das regiões foi guiada pela urgência e relevância dos desafios enfrentados pelas comunidades no acesso à água potável, reforçando o foco da marca em atuar onde o impacto é mais necessário e fortalecendo o legado de HEINEKEN Spin para a COP30.
“Estávamos com uma expectativa muito grande sobre esse projeto, pois ele vai melhorar a vida de muitas famílias porque boa parte não tem acesso à água potável e a maioria das pessoas não tem condições de comprar um garrafão de água. Então, muitas vezes, as pessoas bebem a água do rio, que é imprópria para o consumo”, explica Iracema Nascimento, líder comunitária na Ilha do Combu.
Na Ilha do Combu, em Belém, e em Benevides as famílias das comunidades de Piriquitaquara e Tassuí precisam comprar garrafões e transportá-los de barco, o que consome tempo e impacta o orçamento familiar.
“Nosso trabalho em sustentabilidade começa pela escuta das necessidades do território. No Pará, encontramos comunidades com desafios severos e particulares de acesso à água, e foi essa realidade que orientou cada decisão técnica desta edição do Mamba Water Project”, explica Breno Aguiar de Paula, Gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.
A inauguração das Estações de Tratamento de Água foi realizada nesta semana, com a presença das lideranças das comunidades de Piriquitaquara e Taiassuí; Breno Aguiar de Paula, gerente de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN; Karen Silva, Head de sustentabilidade da marca Mamba da Better Drinks; André Godinho Secretario da SECOP, da prefeitura de Belém; Andréa Amador representante da Secretaria do Meio Ambiente de Belém.
O Mamba Water Project foi consolidado em Acopiara (CE), onde viabilizou o acesso a mais de 16 milhões de litros. Além disso, a ação já doou mais de 1 milhão de litros de água para uma favela do Rio de Janeiro durante o Carnaval 2025. Desenvolvida em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), a iniciativa possibilitou a doação de água potável para um projeto dentro da favela escolhida pela escola de samba campeã na Sapucaí.
“Buscamos atuar onde nosso impacto é mais necessário. Esta fase do Mamba Water Project reflete não apenas nosso propósito, mas também nossa visão de crescimento sustentável e transparente para a marca”, comenta Felipe Della Negra, cofundador de Mamba Water.









