A Marisa Lojas registrou um prejuízo líquido ajustado de R$ 148,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, mantendo-se praticamente estável (-0,4%) em relação ao prejuízo de R$ 149 milhões no mesmo período de 2023.
O resultado foi impactado principalmente pela queda nas receitas de vendas de mercadorias, devido ao menor nível de estoques e à redução do número de lojas, conforme explicado pela empresa em seu release de resultados.
O Ebitda consolidado foi negativo em R$ 74,8 milhões, comparado ao valor igualmente negativo de R$ 82,5 milhões no mesmo período do ano anterior, refletindo também a diminuição da receita bruta do varejo, causada pelo nível reduzido de estoques.
A empresa registrou uma redução de 25,8% nas vendas em mesmas lojas físicas entre os trimestres, o que, segundo a Marisa, foi causado pelo desempenho de janeiro, tradicionalmente um mês mais fraco. O faturamento das vendas digitais caiu 44,3%, devido à sazonalidade do período. A participação deste canal no faturamento total manteve-se em 7%.
Já a dívida líquida aumentou de R$ 69,5 milhões em dezembro do ano passado para R$ 310,5 milhões em março deste ano, fato explicado em parte pelo aumento da dívida bruta, decorrente de três emissões de notas comerciais que somaram R$ 240 milhões.
O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 42,7 milhões no trimestre, comparado ao resultado igualmente negativo de R$ 72,7 milhões no mesmo período do ano anterior.