De acordo com a pesquisa Inteligência Artificial no Varejo, da Central do Varejo, realizada entre abril e junho deste ano, 47% dos varejistas já utilizam IA, enquanto 53% ainda não aderiram, mas dizem estar atentos às possibilidades de implantação.
O market4u, maior rede de mercados autônomos da América Latina, investe continuamente em inovação, e acaba de lançar o Pricing 2.0, ferramenta de Inteligência Artificial desenvolvida para automatizar a precificação de produtos. A tecnologia promete transformar a operação de suas mais de 2.200 unidades, oferecendo preços estratégicos e equilibrados com base em dados robustos e análises avançadas.
Segundo Henrique Magalhães, Chief Data Officer do market4u, “o Pricing é uma iniciativa que começou a ser desenvolvida há quase dois anos, já passou por uma versão semi automatizada, e agora está em uma versão totalmente automatizada e refinada”.
Com o uso da ferramenta, 98% dos produtos das operações do market4u ficam precificados com preços estratégicos e equilibrados, já que a tecnologia utiliza dados externos, recebendo mais de 1 bilhão de novos preços diariamente, oriundos de mais de 65 mil lojas de varejo tradicional em todas as regiões do país. Sendo assim, são inseridos preços para cada loja, conforme as médias de preços das seis lojas de varejo mais próximas, sendo elas supermercados e hipermercados, mais de 1 milhão de itens são re-precificados semanalmente.
“A partir dos modelos de Machine Learning desenvolvidos, o sistema entende quais são os preços de venda ideais para cada produto, otimizando o faturamento da rede de franqueados, e oferecendo ainda mais comodidade ao consumidor , que terá valores baseados no varejo da sua região”, diz o CDO. Além disso, o algoritmo identifica quando um produto está com queda nas vendas, realizando um novo ajuste.
Segundo Magalhães, hoje são mais de 900 PDXs do market4u que utilizam o Pricing 2.0, e a expectativa é expandir a tecnologia para toda a rede. “Nosso objetivo é aumentar a rentabilidade dos franqueados ao oferecer uma precificação estratégica que mantém os preços competitivos em relação ao varejo tradicional, sem abrir mão da convivência”, finaliza.