Considerado um dos segmentos que mais crescem no Brasil, o setor de franquias registrou um crescimento 13,5% em 2024, totalizando um faturamento de R$ 273,083 bilhões. Apenas no 4º trimestre, a área alcançou 11,3% de ascensão referente ao mesmo período do ano anterior, conforme o último levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Com este cenário positivo, as microfranquias ganharam destaque, como o market4u, rede de mercados autônomos que opera em condomínios residenciais e comerciais e conquistou 85 novos franqueados no primeiro bimestre de 2025, com uma média de 10 novos empreendedores semanalmente.
De acordo com Eduardo Córdova, CEO e sócio-fundador do market4u, foram consolidados 41 contratos em janeiro e 44 no mês de fevereiro, sendo 60% dos franqueados do estado de São Paulo. Para o empresário, esse desempenho é o reflexo da força do modelo e a atratividade da rede para empreendedores de diversas regiões do país.
“O crescimento expressivo da nossa base de franqueados neste início de ano demonstra a força do nosso modelo de negócio, que alia conveniência, tecnologia e oportunidade para os empreendedores. Estamos presenciando um forte movimento de expansão do franchising no Brasil, impulsionado pelo aumento do interesse por formas inovadoras e de alta escalabilidade”, afirma o executivo.
Além das possibilidades de atuação testadas e sólidas do setor de franquias, a tendência dos mercados autônomos se conecta diretamente ao aquecimento do mercado imobiliário, que atingiu 23% de crescimento na carteira de crédito imobiliário, segundo o estudo divulgado pela Associação Brasileiras das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). A ascensão do mercado também reflete na alta demanda de moradias populares e de médio padrão, o que proporciona a entrada de novos nichos para empreender com autonomia.
Para o CEO da rede, essa conjuntura do segmento habitacional brasileiro impulsiona os formatos de empresas que entreguem facilidade na hora de abrir e conduzir um novo negócio. “O modelo do market4u permite que o franqueado inicie a operação de forma simplificada, expandindo sua rede gradativamente. Outro fator importante a ser considerado é que os mercados autônomos dentro de condomínios residenciais ganharam espaço na preferência dos moradores, que buscam residenciais que ofereçam conveniência e comodidade. O mercado imobiliário está aquecido e os imóveis estão cada vez menores, com menos espaço para armazenamento, tornando os minimercados a ‘despensa’ do condomínio”, finaliza Córdova.