MBRF anuncia acordo de investimento com subsidiária de fundo saudita

A MBRF, companhia resultante da fusão entre BRF e Marfrig, comunicou ao mercado nesta segunda-feira, por meio de fato relevante, a assinatura de um contrato de investimento estratégico. O acordo foi firmado entre sua subsidiária integral BRF GmbH e a Halal Products Development Company (HPDC), esta última uma subsidiária integral do Public Investment Fund (PIF), o fundo soberano da Arábia Saudita.

A transação, avaliada em US$ 2,07 bilhões, engloba as fábricas e centros de distribuição da MBRF localizados na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos; suas empresas de distribuição no Catar, Kuwait e Omã, além do negócio de exportações diretas de aves, bovinos e produtos processados para clientes na região MENA. Os ativos foram avaliados em US$ 2,07 bilhões com faturamento líquido de US$2,1 bilhões nos últimos 12 meses até junho, equivalente a 7,3% da receita consolidada da MBRF, e um EBITDA de US$ 230 milhões, dando um múltiplo implícito de 9x. Os ativos da Turquia não fazem parte da transação.

O acordo prevê que, na data de fechamento da transação, a Halal Products Development Company (HPDC) deterá inicialmente 10% do capital da BRF Arabia. O planejamento é que a HPDC aumente sua participação para 30% e tenha o direito de atingir até 40% do capital total. Esse aumento de participação será realizado através de aporte de capital, sendo 50% primário e 50% secundário.

“A expansão da parceria com a HPDC visa reforçar a presença regional da MBRF em um dos mercados mais lucrativos e influentes do mundo, aproximando cada vez mais nossas marcas dos consumidores locais e assegurando a presença permanente na agenda de segurança alimentar do país. Além disso, a operação abre a possibilidade para um IPO a partir de 2027”, pontua Marcos Molina, chairman e controlador da MBRF.

“O movimento está em linha com a estratégia da MBRF de fortalecimento de suas operações no mercado Halal, onde a empresa está presente há mais de 50 anos e lidera o mercado com Sadia, a marca preferida dos consumidores e que detém 36,2% de market share* nos países do GCC (Conselho de Cooperação do Golfo). Atualmente, a Companhia realiza cerca de 111 mil entregas mensais para mais de 17 mil pontos de venda na região”, destaca Marquinhos Molina, Chairman da Sadia Halal e CEO para a Arábia Saudita

Além do investimento e da mudança na estrutura de capital, a transação representa a primeira etapa para a possível realização de uma Oferta Pública Inicial (IPO) da BRF Arabia. A expectativa é que o IPO ocorra a partir de 2027, condicionado às condições de mercado e às obrigações regulatórias aplicáveis.

“A Sadia Halal continuará potencializando a base de ativos da MBRF no Brasil, com competitividade global e habilitações para exportações para os principais mercados Halal. O fortalecimento da parceria com a HPDC também abre a possibilidade de expansão da atuação da companhia na região, ampliando a base produtiva. A partir de um portfólio complementar, que inclui a marca de bovinos Sadia Bassi, vamos continuar nos aproximando cada vez mais dos nossos consumidores e agregando valor sustentável ao nosso negócio”, destaca Fábio Mariano, Vice-presidente da MBRF para o mercado Halal e CEO da Sadia Halal.

A Sadia Halal adotará os mais altos padrões de excelência em governança e práticas ESG, consolidando a Sadia Halal como referência global de alimentos Halal. A Sadia Halal nasce com um propósito claro: criar uma referência global em proteínas Halal e contribuir para a segurança alimentar global. A operação está sujeita à aprovação dos órgãos regulatórios competentes.

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