A União Europeia definirá novas medidas, para tentar diminuir os resíduos da indústria de embalagens, visando aumentar a sustentabilidade. Os países e empresas da UE terão que garantir que os recipientes usados para os produtos do dia a dia possam ser mais facilmente reciclados.
A UE implementou a Diretiva de Plásticos de Uso Único, que proíbe uma série de produtos de plástico descartáveis, como talheres, pratos, canudos e cotonetes de plástico. Além disso, estabeleceu metas ambiciosas para a coleta e reciclagem de garrafas de plástico.
A conscientização pública e a participação ativa dos cidadãos desempenham um papel fundamental na promoção da reciclagem de plástico na Europa. Campanhas de sensibilização e educação são frequentemente realizadas para incentivar a população a reciclar adequadamente.
Atualmente cerca de 40% do plástico e metade do papel são usados em embalagens, e seu design muitas vezes dificulta a reutilização ou a reciclagem dos mesmos. A medida abrange desde adesivos colados em maçãs até sacolas descartáveis.
Os países do bloco terão que garantir que 65% de todos os resíduos de embalagens sejam reciclados até o final de 2025.