O grupo automotivo anunciou que planeja alocar em 2024 parte da sua produção, em Pernambuco, para fabricação de veículos “bio-hybrid”, ou seja, híbridos movidos a etanol. A iniciativa, segundo a montadora, faz parte de sua estratégia global de descarbonização da mobilidade, que prevê descarbonização total das operações e produtos da empresa até 2038, e redução de 50% das emissões de CO2 até 2030.
Para que tenha êxito no processo, a Stellantis prevê aumentar o número de fornecedores de componentes e sistemas no entorno da fábrica, de 38 para 50, a curto prazo. A localização das plataformas Bio-Hybrid e BEV 100% elétrica vão mobilizar o ecossistema de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D) da Stellantis, composto por fornecedores, universidades, centros de pesquisa, entre outros, privilegiando o talento dos profissionais brasileiros. O esforço de inovação em hibridização e eletrificação se soma ao desenvolvimento de outras tecnologias de ponta com base no Polo Automotivo da Stellantis no Nordeste.
As plataformas híbridas foram desenvolvidas pelo Tech Center Stellantis na América do Sul, em associação com fornecedores, pesquisadores e outros parceiros que constituem o ecossistema de inovação impulsionado pela empresa.
A liderança regional do Brasil abre perspectivas de exportações para toda a América Latina, e a decisão de investir na localização das novas tecnologias considera o horizonte de estabilidade e previsibilidade, decorrentes de marcos legais como a aprovação da Reforma Tributária.
A história da Stellantis
A Stellantis é uma das maiores montadoras de automóveis do mundo, resultado da fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e o Grupo PSA. A empresa foi oficialmente criada em 16 de janeiro de 2021 e está sediada em Amsterdã, nos Países Baixos. A história da Stellantis remonta às empresas que a compõem. A Fiat foi fundada em 1899 na Itália por Giovanni Agnelli e se tornou uma das principais fabricantes de automóveis do país. A empresa cresceu rapidamente ao longo dos anos e expandiu suas operações globalmente, estabelecendo parcerias e adquirindo marcas automotivas renomadas, como Alfa Romeo, Lancia, Maserati e Ferrari. Por sua vez, o Grupo PSA, anteriormente conhecido como PSA Peugeot Citroën, tem suas origens no final do século XIX, com a fundação da Peugeot em 1896 e da Citroën em 1919, ambas na França. Ao longo das décadas, as duas empresas cresceram e se tornaram importantes fabricantes de automóveis europeus, com uma ampla gama de marcas, incluindo Peugeot, Citroën, DS Automobiles e Opel/Vauxhall. A fusão entre a FCA e o Grupo PSA foi anunciada em dezembro de 2019, com o objetivo de criar uma nova empresa que pudesse competir em escala global e enfrentar os desafios da indústria automotiva em constante evolução. A fusão foi concluída em janeiro de 2021, dando origem à Stellantis.