• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sábado, 31 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Economia

Melhores franquias para quem deseja diversificar os investimentos

Fernanda Alves por Fernanda Alves
14/12/2023
em Economia, Mercado
A A

LEIA TAMBÉM

OpenAI avalia possível IPO com nova estrutura, diz CFO

Tesouro Direto registra R$ 7,1 bilhões em vendas no mês de abril

Um dos pioneiros do franchising no Brasil, o fundador e presidente da Cherto Consultoria, Marcelo Cherto, prevê que o ano de 2024 marcará a consolidação do “figital”, fusão de físico e digital, que resume a ideia de as empresas buscarem oferecer aos seus clientes experiências de compra inesquecíveis. Segundo o especialista, o ano que se aproxima também será pontuado, no ambiente do franchising, pelo ganho de relevância da sustentabilidade, pela adoção acelerada de tecnologias de ponta, pela diversificação dos negócios e segmentos e pelo avanço das franquias nacionais para outros países. 

“O franchising no Brasil amadureceu e vem evoluindo cada vez mais rápido. No fundo, apenas um reflexo das transformações que vêm ocorrendo em nossa sociedade, em nossos hábitos de consumo e em nossa visão de mundo”, comenta Cherto. “Certamente, ainda há muito a evoluir e, por isso mesmo, estamos diante de um futuro empolgante, no qual inovação, ousadia e responsabilidade caminharão lado a lado para colocar o Brasil numa posição ainda mais elevada do ranking global das franquias.” 

A seguir, confira as cinco tendências do franchising em 2024 e conheça oito franquias para quem deseja empreender ou diversificar os investimentos:

1) Consolidação do figital 

Em 2024 e nos anos que se seguem, diz Marcelo Cherto, não será surpresa vermos mais e mais franquias nas quais os ambientes físico e digital se integrarão para melhorar a vida de todos e ampliar os resultados.  

Matsuri 

Até a pandemia, o Matsuri era um dos mais conhecidos e respeitados restaurantes japoneses de Londrina. Com a crise sanitária, a empresa viu-se obrigada a migrar para o delivery, passando a atuar sob a marca Matsuri To Go. Já em 2023, o Matsuri retomou a operação tradicional – física – em alto estilo, com a inauguração de uma loja com 450 metros quadrados, às margens do Lago Igapó, fruto de um investimento de R$ 1,8 milhão. Além da unidade própria, o Matsuri segue com as operações focadas no delivery, no formato de franquias. A expectativa é terminar o ano com 19 unidades. 

Investimento: R$ 195 mil 

Greenjoy 

A Greenjoy é uma rede de restaurantes fast-casual de alimentação saudável. Com diversas opções de refeições, desde saladas, wraps, bowls, pokes, smoothies, sucos e sobremesas. A marca entrega a praticidade da comida rápida, a experiência de um ambiente agradável e o valor dos alimentos saudáveis e frescos. O setor de alimentação responde por quase 25% do faturamento do total de franquias de todos os segmentos no Brasil. A Greenjoy segue o modelo fast casual, tendência nos Estados Unidos, que integra o segmento da área de alimentação que mais cresce no mundo. 

Investimento: a partir de R$ 900 mil 

2) O verde ganha mais relevância 

Na opinião do fundador da Cherto Consultoria, o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social tende a ganhar ainda mais força. “Mais e mais empresas franqueadoras vêm se dando conta de que não basta apenas buscar o lucro, mas também construir relações de confiança e respeito com seus franqueados e com as comunidades nas quais suas marcas estão inseridas”, comenta. 

Aquamagic 

Fundada em 2020, a rede de lavanderias de autoatendimento Aquamagic intensificou sua expansão no formato de franquias no ínicio de 2022. A marca tem como diferencial a oferta de um conjunto de atrativos para quem precisa trabalhar ou estudar enquanto aguarda a lavagem e secagem das roupas. Além de contarem com wi-fi, as unidades – com ar-condicionado – dispõem de bancadas para que os clientes utilizem notebooks, além de máquinas de café. Uma das vantagens das máquinas de lavar profissionais está ligada à sustentabilidade. Mais modernas e eficientes do que as comuns, elas consomem menos água e energia – em casa, é comum que roupas sejam colocadas para lavar em quantidade inferior à capacidade das máquinas, desperdiçando água, energia e produtos de limpeza.  

Investimento: R$ 169 mil 

Peça Rara 

A rede de brechós Peça Rara tem como propósito promover o consumo consciente o conceito “second hand” (uso de segunda mão), a economia circular e a responsabilidade social. A marca, que tem como uma das sócias a atriz Deborah Secco, projeta fechar o ano com 140 unidades vendidas – 90 delas em operação – e um faturamento de aproximadamente R$ 190 milhões. Para 2024, a estratégia inclui a comercialização de mais 260 lojas nas capitais de todo o país e no interior das regiões Sul e Sudeste. 

Investimento: a partir de R$335 mil 

3) Adoção acelerada de tecnologias de ponta  

A adoção de tecnologias inovadoras, como inteligência artificial, realidade aumentada e blockchain já vem ocorrendo no mundo do franchising brasileiro e tende a se intensificar, conforme Marcelo Cherto. “Essa e muitas outras ferramentas tecnológicas têm o condão não apenas de melhorar a eficiência do negócio, mas também de permitir a criação de experiências únicas para os clientes e de garantir maior segurança e transparência nas operações”, diz o especialista. 

Farmais 

Prestes a atingir uma receita de R$ 1 bilhão, que deve ser alcançada ao final de 2023, a rede de farmácias Farmais passou por uma verdadeira revolução nos últimos anos. Um dos trunfos da empresa foi a virada omnichannel, assinalada em duas etapas. A primeira, em 2022, com o lançamento do e-commerce próprio, farmácia virtual que cresceu tanto que precisou trocar de plataforma. A próxima será a sua transformação em um marketplace de medicamentos. Com investimento de R$ 1,5 milhão, a plataforma integra o estoque de todas as unidades e facilita o processo de compra do cliente, além de permitir que os franqueados possam vender para o consumidor final e, assim, aumentarem sua rentabilidade e melhorarem a gestão dos negócios. 

Investimento: R$ 800 mil (R$ 200 mil em casos de conversão de bandeiras) 

4) Mais variedade 

Segundo o fundador da Cherto Consultoria, não faz muito tempo, quando se falava em franchising, a maioria das pessoas só conseguia pensar em foodservice, cursos de idiomas, cosméticos e perfumes, moda e pouca coisa mais. “De alguns anos para cá, esse cenário vem se alterando e hoje há uma infinidade de tipos de negócios ampliando sua ocupação de mercado via concessão de franquias”,afirma. “Muitos outros negócios inovadores vão surgir nesse mercado no ano que vem e nos anos por vir.” 

HCC Energia Solar 

Há mais de 18 anos, a HCC Energia Solar presta serviços em engenharia elétrica para milhares de famílias, empresas e agronegócios brasileiros. Com o objetivo de gerar economia, qualidade de vida e sustentabilidade para todos, oferece soluções personalizadas de energia solar, proporcionando independência energética para os clientes e reduzindo os danos causados ao meio ambiente. Com materiais de alta qualidade, além da instalação dos sistemas fotovoltaicos, a rede possui um modelo de negócio de franquias para aqueles que querem empreender no setor de energia solar e cuidar do meio ambiente através da energia limpa. 

Investimento: R$ a partir de R$55 mil a R$140 mil 

5) Avanço para Além-Fronteiras 

Na opinião de Marcelo Cherto, a expansão internacional das franquias brasileiras, que veio evoluindo de forma tímida, aos poucos vai se acelerando e se mostrando uma tendência promissora. “Graças à ampla divulgação do sucesso de negócios bem brasileiros em outras paragens, nossos franqueadores parecem estar deixando para trás o medo de avançar além-fronteiras e passam a olhar para mercados internacionais, especialmente os nossos vizinhos de continente, Portugal e outros tantos, como uma nova oportunidade a ser explorada, com boas chances de sucesso”, comenta o especialista.  

Instituto Embelleze 

Criado em 2003, o Instituto Embelleze é a maior rede de franquias de cursos profissionalizantes da área de beleza da América Latina. A marca tem como missão formar profissionais inspiradores do universo da beleza, com foco no encaminhamento ao mercado de trabalho, ensino de uma profissão e incentivo ao empreendedorismo. Em 20 anos, as mais de 250 escolas espalhadas por todo Brasil já ajudaram mais de 2,5 milhões de alunos a reescreverem suas histórias e transformarem suas próprias vidas. Atualmente, o Instituto Embelleze mantém unidades no Brasil, Estados Unidos e Equador. 

Investimento: a partir de R$85 mil 

Oakberry 

A Oakberry Açaí Bowls foi pensada para suprir uma demanda não atendida no mercado de alimentação: o fast-food saudável. Nem todos têm tempo suficiente para se alimentar de maneira energética e benéfica. Assim, a missão da Oakberry é entregar uma experiência saborosa, natural e nutritiva, rapidamente. A ideia é mudar como o fast-food é visto e pensado. O açaí da Oakberry é 100% natural. Sua fórmula não contém corantes, conservantes artificiais ou xarope de guaraná. O processo realizado pela própria marca busca preservar ao máximo os benefícios do açaí. Atualmente, a rede mantém mais de 200 unidades no Exterior. A maioria situa-se em Portugal e na Espanha, mas também há lojas em países como Holanda, Irlanda, Romênia e Polônia. 

Investimento: a partir de R$170 mil 

Imagem: Pexels

Anterior

Empresas europeias planejam iniciar atividades na América Latina

Próximo

Astro do futebol e LOUD anunciam parceria

Fernanda Alves

Fernanda Alves

Leia também

CFO da OpenAI sinaliza futuro IPO, mas condiciona decisão ao mercado e preparo da empresa
Mercado

OpenAI avalia possível IPO com nova estrutura, diz CFO

por João Pedro Camargo Corenciuc

Os planos de reestruturação da OpenAI abrem caminho para uma potencial oferta pública inicial (IPO) no futuro, mas a decisão...

Leia maisDetails
Venda de títulos do Tesouro Direto totaliza R$ 7,09 bilhões em abril, com forte demanda por títulos indexados à Selic

Tesouro Direto registra R$ 7,1 bilhões em vendas no mês de abril

Mercado de logística digital pode alcançar US$ 155,3 bilhões até 2032, segundo relatório da Allied Market Research

Mercado de logística digital pode alcançar US$ 155,3 bilhões até 2032

O Telegram firmou um acordo de US$ 300 milhões com a xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk

Telegram sela acordo de US$ 300 milhões para integrar Grok

Ações de siderúrgicas caem após governo renovar sistema de proteção considerado ineficaz pelo setor

Renovação de tarifas faz ações de siderúrgicas brasileiras recuarem

Pagamento Recorde: Artistas Brasileiros no Spotify geraram R$ 1,6B em 2024

Artistas Brasileiros no Spotify geraram R$ 1,6 bilhões em 2024

Próximo
Astro do futebol e LOUD anunciam parceria

Astro do futebol e LOUD anunciam parceria

Ibovespa fecha com pontuação histórica e otimismo de investidores

Ibovespa fecha com pontuação histórica e otimismo de investidores

Bolsa de Xangai fecha em queda

Bolsa de Xangai fecha em queda

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.