Mercado aquecido: microfranquia de educação chama a atenção de novos investidores

Recentemente, o mercado de trabalho brasileiro vem registrando bons números. O país encerrou o mês de março com saldo positivo de 244.315 empregos com carteira assinada, conforme o balanço feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Através desse cenário, muitas empresas na hora de contratar novos funcionários, optam por aqueles com algum conhecimento do segmento, principalmente em cursos profissionalizantes. 

Com isso, as franquias do nicho de Educação vêm registrando um alto crescimento em número de unidades, faturamento e novos alunos. O Diagnóstico Setorial de Educação 2023, realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostrou que um dos motivos para essa alta foi pela adaptação à nova realidade imposta pela pandemia, principalmente com o uso de novas tecnologias.

Ainda conforme os dados da ABF, esse segmento cresceu 10,1% no primeiro trimestre de 2024. O faturamento total durante esse período foi de R$ 3.576 bilhões, sendo que na mesma época do ano passado essa receita foi de R$ 3.247 bilhões.  “O crescimento desse segmento é uma tendência. O desemprego, a perda de renda, além da necessidade urgente de voltar ao mercado de trabalho fez com que a busca por cursos de formação profissional aumentasse, até mesmo para aqueles que querem se reciclar”, avalia o diretor executivo da franquia Via Certa Educação Profissional – marca que atua no mercado de cursos profissionalizantes, Décio Marchi.

Com o mercado aquecido, muitos investidores estão optando pela área da educação para empreender, tendo como foco o segmento de microfranquias, que são as marcas com investimento inicial de até R$ 135 mil. Os modelos de negócio da franquia de cursos profissionalizantes exigem que uma unidade tenha a partir de quatro colaboradores. Além disso, a franqueadora fornece um suporte completo para que seu franqueado conduza o negócio da melhor maneira possível.

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