O mercado de bebidas em latas está aumentando cada vez mais suas opções no Brasil. Além das opções convencionais como cervejas, refrigerantes e energéticos, outras categorias têm conquistado a preferência dos consumidores, como vinhos, cafés, drinks prontos e águas em lata. Entre as modalidades disponíveis na embalagem de alumínio, o mercado nacional de água em lata registrou um crescimento notável.
Segundo estimativas da área de inteligência de dados da Ball Corporation, o volume de latas de água no mercado brasileiro mais do que dobrou a cada ano desde 2020, quando a categoria foi introduzida no Brasil.
Esse crescimento se deve, principalmente, aos novos padrões de consumo voltados para a sustentabilidade. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria, o número de brasileiros que se preocupam com hábitos sustentáveis sempre ou na maioria das vezes aumentou de 74% para 81% em 2023. Com a hidratação se tornando uma preocupação relevante, o pós-consumo de embalagens de água, também se destaca.
Responsável pela produção da embalagem mais sustentável da cadeia, cuja taxa de reciclagem chegou a 100% no Brasil em 2022, a Ball incentiva as marcas de bebida a incluírem as latas de alumínio em seus portfólios. Assim, o setor contribui para alcançar marcos como o de 2022, quando o país evitou a emissão de 1,8 milhões de toneladas de gases de efeito estufa a partir da reciclagem das latas de alumínio, contribuindo para uma economia verdadeiramente circular.
“Bebidas em lata agregam às marcas e consumidores mensagens de sustentabilidade dentro da agenda ESG, e a água em lata representa uma escolha sustentável que atende às expectativas dos consumidores mais conscientes sobre saúde e meio ambiente. Temos muito orgulho de ser pioneiros em tecnologias para o setor de latas de alumínio e referência no envase de diferentes categorias de bebidas, sendo responsáveis por trazer água, vinho, drinks e café com segurança e qualidade para a lata”, comenta Daniela Tomatti, Vice-Presidente Comercial da Ball para América do Sul.