Mercado financeiro prevê crescimento do PIB acima de 2% 

É a décima vez consecutiva para esse ano

É interessante notar que o mercado financeiro continua revisando para cima suas projeções para o crescimento da economia brasileira, marcando a décima vez consecutiva de elevações. De acordo com o boletim Focus divulgado pelo Banco Central hoje (23), a expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) encerre o ano em 2,02%.

Isso representa um aumento em relação à projeção anterior, que era de 1,95% há apenas uma semana. Essas revisões positivas indicam um crescente otimismo em relação à recuperação econômica do país e podem refletir uma série de fatores, incluindo melhorias nas condições internas e externas.

O Focus traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo BC. Para 2025, o mercado prevê um crescimento de 2%, o mesmo das últimas 19 semanas. Índice que se repete em 2026 e 2027. O boletim indica, por outro lado, um aumento na inflação que, segundo os analistas, deve fechar o ano em 3,73%. Há uma semana, a previsão era que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficasse em 3,71%.

Em relação aos juros básicos da economia, o mercado projetou uma diminuição no ritmo de queda da taxa Selic. Os analistas acreditam que a referência para os juros no país deve ficar em 9,5% neste ano. Há uma semana a previsão era de 9,13% e há quatro semanas a previsão era de que a Selic fechasse o ano em 9%. Para o mercado financeiro, a Selic deve encerrar 2025, em 9%. A estimativa para 2026 é de que a taxa básica caia para 8,5% ao ano. A mesma previsão para 2027.

O boletim prevê aumento no valor do câmbio em dólar. Segundo o Focus, em 2024, a moeda fecha o ano em R$ 5,00. Há quatro semanas a previsão era de que a moeda norte-americana ficasse em R$ 4,95.

Sair da versão mobile