Os consumidores que obtiveram autorização para escolher seu fornecedor de energia em janeiro deste ano estão impulsionando as taxas de crescimento anualizadas do mercado livre de energia. No acumulado de 12 meses, o número de unidades consumidoras aumentou 50%, e o volume de energia consumida subiu 14% no mercado livre, evidenciando que, nos últimos anos, o cenário de crescimento moderado deu lugar a uma expansão expressiva.
Os números fazem parte da última edição do Boletim da Energia Livre, publicação da Abraceel que mostra o panorama mensal do mercado livre de energia no Brasil, elaborado com base nos indicadores mais recentes divulgados por diversas instituições e consultorias.
Em agosto, o número de consumidores livres no mercado de energia atingiu 53.880 unidades, um aumento de 50% em relação aos 35.910 registrados no mesmo período do ano anterior, representando o maior crescimento em 18 meses. Nesse período, o mercado livre de energia elétrica no Brasil ganhou 17.910 novos consumidores.
O consumo de energia desses consumidores livres somou 29.581 MW médios em agosto, em comparação com 25.485 MW médios há 12 meses, registrando um crescimento acumulado de 14%, também o mais elevado em 18 meses.
A expectativa é de que o mercado livre continue em expansão nos próximos meses, impulsionado pelas migrações previstas. Dados da Aneel indicam que mais de 36 mil novos consumidores devem migrar para o mercado livre entre 2024 e 2025, sendo 95% deles de menor porte.