A Allegra Pacaembu, empresa que detém a concessão do Pacaembu, anunciou nesta quarta-feira que fechou acordo de naming rights do estádio com o Mercado Livre. O local será chamado de Mercado Livre Arena Pacaembu.
O acordo prevê um investimento acima de R$ 1 bilhão por 30 anos de parceria, o contrato será de cinco anos renováveis por mais cinco até o fim do período. Especula-se no mercado que o valor anual irá girar em torno de R$ 40 milhões, acima do recente acordo entre São Paulo Futebol Clube e Mondelez para o naming rights do MorumBIS, estimado em R$ 25 milhões por ano.
“Esse será um dos maiores investimentos que o Mercado Livre vai fazer este ano no país”, explicou Fernando Yunes, vice-presidente sênior e líder do Mercado Livre no Brasil.
Eduardo Barella, CEO da Allegra Pacaembu, a concessionária que desembolsou R$ 111,2 milhões em 2019 para gerenciar o estádio por um período de 35 anos e já investiu mais de R$ 600 milhões em reformas no local, afirmou que parte do acordo será destinada a financiar esses investimentos. Barella complementa que 72% da ocupação do local para eventos, feiras e shows já está garantida para este ano.
Além disso, existem acordos em andamento para sediar partidas de futebol, envolvendo times como Cruzeiro, São Paulo e Santos. Há, ainda, a expectativa de que a Arena se candidate para receber eventos de grande porte, como a final de alguma edição da Conmebol Libertadores e a Copa do Mundo Feminina de 2027, caso o Brasil seja escolhido como sede pela Fifa.
O novo Pacaembu terá capacidade para 26 mil pessoas, menor do que a anterior, que era próxima a 40 mil. O Tobogã, arquibancada que ficava atrás de um dos gols, foi demolida. No local está sendo erguido um prédio multiuso que terá hotel, centro de convenções, lojas e restaurantes.