A Meta Platforms está desenvolvendo um mecanismo de busca baseado em inteligência artificial com o objetivo de reduzir sua dependência do Google e do Bing, segundo informações do site The Information nesta segunda-feira.
Esse novo mecanismo de busca será projetado para fornecer respostas conversacionais aos usuários por meio do Meta AI, o chatbot da empresa disponível no WhatsApp, Instagram e Facebook, conforme detalhado na reportagem. Atualmente, ele depende dos mecanismos de busca Google e Bing para dar aos usuários respostas sobre notícias, ações e esportes.
Nas últimas semanas, o Meta AI foi integrado ao WhatsApp com uma funcionalidade semelhante ao ChatGPT, onde, a partir de descrições simples, promete criar textos, planejar atividades e criar imagens, por exemplo.
A empresa afirma que usa dados públicos de usuários no Instagram e no Facebook, como fotos e publicações, para treinar e melhorar a sua inteligência artificial. “Assim como em outros sistemas de IA generativa, os modelos podem oferecer respostas imprecisas ou inapropriadas, como indicamos dentro dos aplicativos. Estamos comprometidos em aprimorar essas funcionalidades à medida que elas evoluam e recebemos feedbacks de nossos usuários”, afirmou a empresa, em nota.
A Meta anunciou em setembro uma atualização em sua política de privacidade, permitindo a coleta de dados de usuários para treinar sua inteligência artificial. As novas regras entraram em vigor no início de outubro, e os usuários agora têm a opção de solicitar que suas informações não sejam utilizadas para esse propósito.
Essa mudança ocorreu após a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) aprovar uma proposta de adequação pela Meta. Inicialmente, a empresa alterou sua política sem informar os usuários com antecedência, o que levou a ANPD a determinar a suspensão dos novos termos e a exigência de que a Meta apresentasse um plano para se adequar às normas brasileiras.