Meta lança chats de IA para personalizar anúncios e conteúdo

Meta negocia compra de participação de US$ 14,8 bilhões na startup de IA Scale AI

Divulgação

A Meta Platforms (META.O), controladora do Facebook e Instagram, anunciou na quarta-feira que passará a utilizar as interações dos usuários com suas ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa para aprimorar a personalização de conteúdo e publicidade em seus aplicativos a partir de 16 de dezembro.

Segundo a gigante de mídias sociais, as interações dos usuários com o Meta AI, seja por texto ou voz, serão integradas aos dados já existentes – como curtidas e seguidores – para moldar recomendações em feeds e anúncios, incluindo Reels. Por exemplo, se um usuário conversar com o Meta AI sobre trilhas, poderá posteriormente receber anúncios de botas ou ver grupos e atualizações sobre caminhadas.

“As interações das pessoas serão simplesmente mais uma parte da informação que informará a personalização de feeds e anúncios,” afirmou Christy Harris, gerente de política de privacidade da Meta.

Os usuários começarão a ser notificados sobre as mudanças a partir de 7 de outubro. A Meta informou que os usuários que utilizam o Meta AI não terão a opção de cancelar o uso dessas interações para personalização.

A companhia, no entanto, garantiu que não usará tópicos sensíveis abordados nas conversas com o Meta AI – como opiniões políticas, visões religiosas, orientação sexual, saúde, ou origem racial/étnica – para direcionar anúncios.

O novo modelo de personalização será lançado na maioria das regiões a partir de 16 de dezembro, com exceção do Reino Unido, União Europeia e Coreia do Sul.

O movimento da Meta ocorre em um momento em que outras gigantes de tecnologia, como Google e Amazon, também buscam monetizar suas ferramentas de IA. Contudo, o uso de interações de chat por IA para personalizar conteúdo e publicidade em múltiplas plataformas na escala da Meta representa uma abordagem diferenciada no setor.

O CEO Mark Zuckerberg já havia indicado o foco da empresa na área, declarando que a meta para este ano é fazer do Meta AI a principal IA pessoal, com ênfase em personalização, conversas por voz e entretenimento. Atualmente, o Meta AI já conta com 1 bilhão de usuários ativos mensais em toda a família de aplicativos da empresa.

Sair da versão mobile