• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sábado, 17 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Governança

Metade dos executivos C-Level está fora do Linkedin

Pesquisa da FGV mostra que apenas 5% dos executivos estão engajados na rede social

Redação por Redação
20/08/2024
em Governança
A A
Getty Images

Getty Images

LEIA TAMBÉM

WHG anuncia Daniel Leichsenring como novo CIO de Wealth Management

Vale anuncia novo vice-presidente jurídico

Três em cada quatro consumidores afirmam que a atuação do CEO nas redes sociais torna uma marca mais confiável, e as organizações cujos líderes são ativos nas redes sociais são percebidas 23% mais positivamente do que aquelas com CEOs inativos. Os dados da pesquisa da HootSuite, entretanto, são desconsiderados por praticamente metade dos líderes brasileiros que preferem ficar ausentes do LinkedIn. 

 Segundo estudo da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), 45% dos CEOs estão longe do LinkedIn, rede social com a maior presença de executivos C-suite com perfis profissionais, sem perfil ou nenhuma postagem. Somente 5% dos CEOs analisados são altamente ativos no LinkedIn, com mais de 75 posts anuais. O restante da amostra, é composta de executivos com atuação esporádica: têm alguma presença nas redes sociais, mas de forma pontual (até 74 posts no total por ano).

“É um dado preocupante, pois a presença ativa e estratégica nas mídias digitais do principal executivo das empresas pode trazer benefícios concretos tanto para a marca quanto para o líder. Pesquisas estimam que a reputação do CEO é responsável por metade do valor de mercado das empresas. Assim, a imagem do executivo principal e da empresa se confundem. A presença em uma rede como o LinkedIn ajuda na reputação e pode trazer ganhos financeiros”, afirma a Lilian Carvalho, coordenadora do Centro de Estudos em Marketing Digital da FGV/EAESP e uma das autoras da pesquisa.

Ela lembra que, do ponto de vista da empresa, a interação do principal líder nas redes pode reforçar o posicionamento estratégico e os valores organizacionais e reunir diferentes stakeholders em torno de um objetivo comum. Já para o CEO, aumenta a probabilidade de ser visto como um líder que se importa com seus stakeholders, a marca pessoal ganha força e a visibilidade no mercado.

O levantamento da FGV considera a presença de perfil, número de seguidores, frequência de postagem e engajamento. Os dados do Brasil estão em linha com o de outros países. Nos Estados Unidos, estudos evidenciam que aproximadamente 50% dos CEOs não têm perfil no LinkedIn. Na Ásia, Austrália e Nova Zelândia, são encontrados patamares similares.

A lista do top 10 dos executivos brasileiros no LinkedIn revela que não há predominância de setores. O tamanho da empresa tampouco é o fator determinante: nenhum CEO das 10 maiores companhias aparece na lista dos 10 CEOs com presença mais relevante. O primeiro lugar fica com Gilberto Tomazoni, da JBS, seguido de Marco Stefanini Stefanini da IT Solutions e Gustavo Werneck da Cunha, da Gerdau. Outro dado interessante é que na lista do top 10, há apenas uma mulher: Jeane Tsutsui, do Fleury Medicina e Saúde.

Tags: CEOsGovernançaLinkedInMercado
Anterior

Dólar abre em alta, depois de registrar o menor valor

Próximo

J&J comprará fabricante de dispositivos médicos por até US$ 1,7 bilhão

Redação

Redação

Leia também

As dez maiores remunerações no mercado financeiro, segundo a Michael Page
Governança

WHG anuncia Daniel Leichsenring como novo CIO de Wealth Management

por Redação

A WHG anuncia a chegada de Daniel Leichsenring como novo sócio e Chief Investment Officer (CIO) da divisão de Wealth...

Leia maisDetails
Bolsa cai com GOLL4 e VALE3

Vale anuncia novo vice-presidente jurídico

Buffet vende fatia de 49% de ações da Apple

Conselho da Berkshire aprova novo CEO e Buffet permanece como Chairman

Lideranças brasileiras aceleram adoção da IA com mais urgência que a média global

Lideranças brasileiras aceleram adoção da IA com mais urgência que a média global

Eletrobras aprova incorporação de Furnas

Eletrobras aprova acordo com União em assembleia de acionistas

Estudo aponta que apenas 1% dos CFOs implementaram IA com sucesso nas organizações

Estudo aponta que apenas 1% dos CFOs implementaram IA com sucesso nas organizações

Próximo
J&J comprará fabricante de dispositivos médicos por até US$ 1,7 bilhão

J&J comprará fabricante de dispositivos médicos por até US$ 1,7 bilhão

Plano de assinatura deve democratizar o acesso à energia solar

Plano de assinatura deve democratizar o acesso à energia solar

Tesla terá tarifa reduzida sobre veículos fabricados na China

Tesla terá tarifa reduzida sobre veículos fabricados na China

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.