Microsoft cria novo cargo de CEO para negócios comerciais

Microsoft Alerta para "Jornada de Trabalho Infinita" e Aponta IA como Possível Solução

A Microsoft anunciou uma grande reorganização em sua liderança, elevando o diretor comercial Judson Althoff a uma função expandida como CEO de Negócios Comerciais. A mudança visa liberar o CEO Satya Nadella para dedicar-se intensamente ao lado técnico da gigante, que busca dominar a corrida da inteligência artificial (IA).

Em uma postagem de blog nesta quarta-feira, Nadella explicou que Althoff irá liderar uma nova organização que unificará vendas, marketing e operações. O CEO afirmou que essa reorganização permitirá a ele e a outros líderes de engenharia concentrarem-se “extremamente em nosso trabalho técnico de maior ambição – na construção do nosso data center, arquitetura de sistemas, ciência da IA e inovação de produtos.”

Althoff, que ingressou na Microsoft em 2013, também chefiará uma nova equipe de liderança comercial, integrando líderes de engenharia, vendas, marketing, operações e finanças.

Nadella destacou a urgência da concentração estratégica: “Estamos no meio de uma mudança tectônica na plataforma de IA, que exige que administremos e expandamos nossos negócios comerciais em grande escala hoje, ao mesmo tempo em que construímos uma nova fronteira e executamos perfeitamente em ambos.”

A reorganização dá continuidade a esforços anteriores da Microsoft para unificar suas operações comerciais. Em 2021, a empresa já havia combinado suas vendas globais, marketing e negócios comerciais em uma única organização sob a liderança de Althoff.

Recentemente, a Microsoft também simplificou seu mercado de ferramentas de IA para empresas, combinando suas ofertas separadas em uma única plataforma chamada “Microsoft Marketplace”. Essa consolidação abrange tanto ferramentas para desenvolvedores no serviço de nuvem Azure quanto aplicativos e “agentes” – ferramentas de IA projetadas para realizar tarefas para usuários humanos.

Sair da versão mobile