A Microsoft está lançando uma nova funcionalidade que permitirá que seus clientes criem agentes autônomos de inteligência artificial a partir de novembro. Esses agentes, descritos como “aplicativos para um mundo orientado por IA”, poderão realizar diversas tarefas empresariais, como atendimento ao cliente, identificação de oportunidades de vendas e gestão de estoques.
A iniciativa é parte do Copilot Studio, uma plataforma que facilita a criação de agentes mesmo para usuários com pouco conhecimento em programação. Para isso, a Microsoft está aproveitando modelos de IA desenvolvidos tanto internamente quanto em parceria com a OpenAI.
Outras empresas, como a Salesforce, também têm explorado o potencial desses agentes de IA para ajudar as empresas a monetizarem os investimentos em inteligência artificial. Analistas destacam que a criação desses agentes pode ser uma forma mais acessível e prática para as companhias aplicarem IA em suas operações diárias e obterem retorno financeiro.
A empresa também está lançando 10 agentes prontos para uso que podem ajudar em tarefas rotineiras que vão desde o gerenciamento da cadeia de suprimentos até o controle de despesas e a comunicação com o cliente.
“A ideia é que o Copilot (o chatbot da empresa) seja a interface do usuário para a IA”, disse Charles Lamanna, vice-presidente corporativo de negócios e indústria do Copilot na Microsoft, à Reuters.
Nos últimos meses, surgiram preocupações sobre o ritmo de adoção do Copilot da Microsoft. De acordo com uma pesquisa realizada pela Gartner em agosto, que envolveu 152 organizações de tecnologia da informação, a grande maioria das empresas ainda não havia avançado suas iniciativas de Copilot além do estágio piloto.