Javier Milei, presidente da Argentina, discursa nesta quarta-feira (17), no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Davos, na Suíça. O evento vai até quinta-feira (19) e a fala do líder argentino era a mais esperada entre os representantes presentes da América do Sul.
“O Ocidente está em perigo porque os que têm de defendê-lo encontram-se cooptados por uma visão do socialismo. Quando adotamos o modelo da liberdade, em 1860 por 35 anos nos convertemos em potência mundial. Quando abraçamos o coletivismo vimos como nossos cidadãos começaram a empobrecer até cair à posição 140 do mundo“, afirma o presidente argentino durante o discurso.
Antes de comparecer à reunião, Milei se encontrou com David Cameron, premiê do Reino Unido. De acordo com o presidente argentino, a conversa foi “excelente e muito cordial”. “Conversamos sobre o aprofundamento dos laços comerciais, o apoio que eles nos darão no FMI e como promover os investimentos britânicos na Argentina”, diz.
Lula e Fernando Haddad, ministro da Fazenda, não compareceram ao fórum – essa decisão vai de encontro com outros líderes globais que também não estarão presentes no evento, como Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, e Xi Jinping, presidente da China. A delegação brasileira tem como principal representante Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança no Clima.
Confira a fala de Javier Milei na íntegra abaixo: