O governo brasileiro publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (19), autorização assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liberando o ingresso e permanência temporária dos militares norte-americanos em território nacional, afim de participarem no exercício conjunto do Exército.
O exercício chamado CORE 23 vai acontecer entre os dias 24 de outubro e 20 de novembro, e será realizado em Belém, no Pará, e nos municípios Ferreira Gomes, Macapá e Oiapoque, no Amapá.
294 militares dos Estados Unidos são esperados, além da entrada de “armamento, acessórios, munições, optrônicos, dispositivos ópticos, sensores e equipamentos de comando, controle de comunicação.”
A intenção, segundo o Exército Brasileiro, é de que durante a Operação CORE 23, as duas forças militares troquem experiências sobre técnicas, táticas e procedimentos de defesa.
Desde janeiro tem sido comum essa prática pelo Exército Brasileiro, promovendo operações combinadas com as forcas militares de outros países. Em outras atividades, estiveram com a Força Armada Francesa, e em outra oportunidade na Argentina para exercícios envolvendo ações paraquedistas, aeromóveis e blindados.