A nova Portaria nº 97/2025 do Ministério de Minas e Energia (MME), sobre o Leilão de Reserva de Capacidade que prevê incentivos para a utilização de biocombustíveis em usinas termelétricas, marca um avanço importante para a sustentabilidade e a segurança energética do Brasil, pois visa atender à crescente demanda por energia durante períodos críticos. Ao integrar o biodiesel à matriz elétrica, o governo reforça o compromisso com uma transição energética mais limpa e eficiente.
“A decisão do MME de fomentar o uso de biocombustíveis em termelétricas demonstra o comprometimento do Brasil com soluções que promovem desenvolvimento e responsabilidade ambiental. Essa é uma oportunidade que beneficia não apenas as empresas do setor, mas todo o país, pois impulsiona a redução de emissões de gases de efeito estufa e estimula a economia verde”, afirma André Lavor, CEO e co-fundador da Binatural, empresa especializada na produção de biodiesel, que supera as especificações técnicas mais rigorosas e as exigências de qualidade da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A nova regulamentação além de incentivar a sustentabilidade, também oferece benefícios práticos ao Brasil, como:
1. Segurança Energética: Ao promover fontes renováveis, o país reduz a dependência de combustíveis fósseis e fortalece o Sistema Interligado Nacional (SIN).
2. Descarbonização: O uso de biodiesel em termelétricas é uma estratégia efetiva para a diminuição das emissões de CO2, alinhando-se com os compromissos climáticos internacionais.
3. Geração de Empregos: Além de gerar empregos diretos na produção de biodiesel, a iniciativa impulsiona a agricultura familiar e a economia local de diversas culturas, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento regional de maneira sustentável.
Além do país contar com parque fabril instalado que atende com folga todas as demandas previstas de mistura, segundo as consultorias do setor, o biodiesel se apresenta como um dos biocombustíveis mais versáteis e sustentáveis para geração de energia em termelétricas, por sua menor emissão de poluentes e capacidade de ser produzido a partir de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais.
Com um processo produtivo que valoriza eficiência e sustentabilidade, a Binatural está preparada para garantir um fornecimento contínuo e de alta qualidade de biodiesel. “Estamos prontos para contribuir de forma decisiva para essa nova era da energia no Brasil, reforçando nosso papel como especialistas em biodiesel e como parceiros da transição energética”, conclui André Lavor.