Lenda do varejo, Abilio Diniz morre aos 87 anos

Executivo foi pioneiro no setor, corpo será velado na manhã desta segunda-feira (19)

Divulgação

Abilio Diniz, um dos maiores nomes do empreendedorismo nacional, faleceu na noite deste domingo (18), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em decorrência de uma insuficiência respiratória causada por uma pneumonite. Políticos e empresários lamentaram a despedida do executivo nas redes sociais. 

O empreendedor nasceu no dia 28 de dezembro de 1936, na capital paulista. Uma das principais figuras do mercado varejista, Abilio Diniz era o dono do Grupo Pão de Açúcar e foi responsável por transformar o formato no Brasil – o executivo também era vice-presidente do conselho de administração do Carrefour no país. Diniz também era professor na Fundação Getúlio Vargas, comandou um programa de entrevistas na CNN e também era palestrante.

O corpo do executivo será velado nesta segunda-feira (19), no Salão Nobre do MorumBis – estádio do São Paulo Futebol Clube, o qual Diniz era torcedor. O velório será aberto ao público das 11h às 15h. O enterro será privado para a presença apenas dos familiares. 

O vice-presidente Geraldo Alckmin lamentou a morte de Abilio nas redes sociais. “Sua vitalidade, dedicação ao trabalho e fé no Brasil formaram grandes lições de vida. Que seu exemplo continue a inspirar as próximas gerações de empresários no Brasil”, publicou.

Outros políticos como Rodrigo Pacheco, Tarcisio Freitas, Simone Tabet e Romeu Zema também manifestaram condolências à família de Abilio. Stephane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil, emitiu uma nota a respeito do ocorrido.

Pessoas como o Abilio Diniz não morrem – permanecem vivas para sempre, por meio do legado e das lições que deixam para a sociedade e para todos os indivíduos cujas vidas impactaram”, diz a executiva em uma parte da nota. Outros empresários também fizeram declarações a respeito da morte do empresário.

Sair da versão mobile