A Motorola inaugura, nesse dia 11 de agosto, o laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) no campus da Universidade Federal do Acre (UFAC), em Rio Branco. O espaço marca a ampliação do projeto Web Academy, criado em 2022 para capacitar jovens da região Norte em desenvolvimento de sistemas web.
Com investimento de R$ 1,6 milhão em infraestrutura e equipamentos, o novo laboratório representa mais um avanço no compromisso da Motorola com o fortalecimento do ecossistema de tecnologia e inovação na Amazônia, por meio da Lei de Informática da Suframa. Desde o início da parceria com a UFAC, a empresa já destinou R$17,1 milhões a projetos de P&D na universidade, impactando diretamente mais de 280 alunos da instituição e quase mil em toda a região amazônica.
“Mais da metade da produção de celulares da Motorola Brasil sai de nossa fábrica, que fica na Região Norte do País, em Manaus. Essa ampliação representa mais do que um novo espaço físico, é parte de um compromisso contínuo com o desenvolvimento de talentos, a inovação colaborativa e a produção de conhecimento na região. A parceria com a UFAC reforça nossa atuação em P&D e amplia as conexões entre universidade, setor público e indústria”, afirma Rodrigo Vidigal, presidente da Motorola do Brasil.
A estrutura conta com salas para aulas teóricas, ambientes colaborativos, estúdios de produção de conteúdo e um espaço dedicado a experimentos de UX. A metodologia do Web Academy combina teoria e prática, com uma etapa hands-on que simula o ambiente de uma empresa de tecnologia. Nessa fase, os alunos desenvolvem soluções aplicadas, interagem com clientes e órgãos públicos e desenvolvem habilidades como comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas.
Com apoio da reitoria da UFAC, de professores e do time de P&D da Motorola, o projeto atrai a atenção de instituições como a Secretaria da Fazenda do Acre, a Polícia Civil e a Secretaria Extraordinária de Povos Indígenas (Sepi), que passaram a colaborar com o desenvolvimento de soluções em demandas reais. Alguns alunos foram posteriormente contratados por esses órgãos ou iniciaram suas próprias startups.
Mais do que um centro de formação, o Web Academy se firma como um polo de inovação que conecta talentos locais a oportunidades concretas e contribui para o avanço digital do Acre.
A atuação da Motorola em Pesquisa e Desenvolvimento no Brasil começou em 1997, com a criação de seu campus em Jaguariúna (SP), em parceria com universidades e centros de competência em telecomunicações. Desde então, a empresa ampliou seus investimentos em inovação, com destaque para a instalação da fábrica em Manaus, em 2017, e o início de projetos colaborativos na Amazônia Ocidental, em 2018. Nos últimos dez anos, os aportes em P&D no país somam cerca de 560 milhões de dólares.