Por Valéria Lúcia da Silva
No domingo (7 de julho), oito pacientes, acompanhadas por enfermeiras, chamadas de madrinhas, participarão de um dia de beleza que incluirá maquiagem, cabelo e figurino, culminando em uma sessão de fotos. Em outubro, esse material se transformará em uma exposição do fotógrafo Alexandre Rust, destacando o reencontro dessas mulheres com sua própria imagem.
É a 5ª edição do Projeto Poderosas, com o objetivo de elevar a autoestima de mulheres em tratamento de câncer. As alterações no corpo, a perda de cabelo e a incerteza do futuro devido à doença podem abalar a forma como essas mulheres se veem.
Além do fotógrafo, profissionais como cabeleireiros, designers de sobrancelhas, maquiadores e uma equipe de produção e apoio atuarão de forma voluntária. “É uma oportunidade de se doar para alguém, isso me motiva e renova o sentido de ser humano. Muitas mulheres, passando pelo tratamento, acusam muito o baque e, uma renovada na aparência, pode significar um momento de se olhar de maneira diferente, celebrar a vida”, diz Rust.
A maior incidência de câncer entre mulheres é no câncer de mama. No Brasil, essa taxa é de aproximadamente 67 casos a cada 100 mil mulheres por ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer. Este tipo de câncer também é o mais fatal, com mais de 18 mil óbitos registrados em 2021.
O Hospital da Baleia dispõe de um Centro de Referência em Oncologia e um núcleo de cirurgiões mastologistas para tratamento. Também possui um aparelho de mamografia, utilizado no acompanhamento das mulheres em tratamento ou em acompanhamento. O evento acontecerá das 8h às 15h no Minas Shopping.