• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sábado, 5 julho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Mulheres MEI: Pesquisa revela o perfil médio das microempreendedoras brasileiras

Segundo a plataforma MaisMei, o desejo de "ter o próprio negócio" é o principal motivo que leva as mulheres a se tornarem MEI

Marcela Faita por Marcela Faita
08/03/2024
em Mercado, PMEs
A A
Divulgação

Divulgação

LEIA TAMBÉM

Banco Central confirma ataque a sistema de multinacional de tecnologia

Vale reduz expectativa de produção de aglomerados de minério de ferro

Negras, com idade entre 35 e 44 anos e com ensino médio completo: este é o perfil médio das microempreendedoras individuais (MEI) no Brasil, conforme revela um recente levantamento realizado pela plataforma de gestão MaisMei. Esse estudo especial, realizado em homenagem à Semana da Mulher, oferece insights valiosos sobre as características demográficas e os comportamentos dessas mulheres empreendedoras.

De acordo com os dados, 53,9% das empreendedoras se identificam como negras, sendo 42,1% pardas, enquanto 43,3% se consideram brancas. Além disso, a maioria possui uma base educacional sólida, com 37,6% tendo concluído o ensino médio e 20,9% possuindo ensino superior. A faixa etária mais comum entre elas está entre 35 e 44 anos, representando 31,7% do total.

Kályta Caetano, head de Contabilidade da MaisMei, destaca que esses dados evidenciam a importância do regime MEI como ferramenta para garantir direitos e autonomia às mulheres. Ela ressalta que, em um contexto de desigualdade de gênero e racial, o MEI não apenas assegura benefícios previdenciários cruciais, como também proporciona independência financeira, historicamente negada às mulheres, especialmente às negras.

Quanto aos motivos para se tornarem MEI, 26,11% das mulheres destacaram a vontade de ter o próprio negócio, seguido pela formalização (18,99%) e aumento de renda (10,65%). O setor de comércio e vendas é o mais representado, com 27,8% das empreendedoras atuando nesse segmento, enquanto a maioria fatura até 4 mil reais mensais.

Outro ponto relevante é que 39,5% das empreendedoras dedicam menos de 20 horas semanais ao negócio, sugerindo a necessidade de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Para Caetano, a resiliência dessas mulheres diante das adversidades socioeconômicas destaca sua importância no ecossistema empreendedor brasileiro, demandando maior valorização e apoio por meio de políticas públicas e iniciativas direcionadas.

A MaisMei, plataforma voltada para simplificar e desburocratizar a gestão dos microempreendedores individuais, já conta com mais de 2 milhões de usuários e realizou mais de 200 mil declarações anuais do MEI (DASN-SIMEI). A pesquisa completa sobre o perfil dos microempreendedores brasileiros, entrevistando aproximadamente 5.640 usuários, será divulgada na íntegra em abril, prometendo trazer ainda mais insights valiosos para o cenário empreendedor do país.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba as principais notícias semanalmente.

Anterior

Caju avança em diversidade com 55% de mulheres na força de trabalho e 54% em liderança

Próximo

A alimentação ideal para cada fase da vida da mulher

Marcela Faita

Marcela Faita

Leia também

Banco Central Lança Ferramentas para Combater Fraudes e Facilitar Resgate de Valores Esquecidos
Mercado

Banco Central confirma ataque a sistema de multinacional de tecnologia

por João Pedro Camargo Corenciuc

O Banco Central do Brasil (BC) informou nesta quarta-feira (2) que a provedora de serviços de tecnologia C&M Software, responsável...

Leia maisDetails
Este modelo experimental usa seu histórico da Pesquisa. Alguns recursos não estão disponíveis. Vale Revisa para Baixo Previsão de Produção de Pelotas de Minério de Ferro para 2025 e Anuncia Parada em Usina do Maranhão

Vale reduz expectativa de produção de aglomerados de minério de ferro

Embraer tem lucro ajustado de R$ 350,6 milhões

Embraer salta até 5% com nova encomenda de jatos

Grupo Alun nasce como o maior ecossistema de educação tech do Brasil e projeta formar 15 milhões de pessoas até 2030

Grupo Alun une Alura, FIAP e PM3 e mira faturar R$ 1 bi até 2027

Azzas salta 4,7% com novo conselho e alívio em tensões societárias

Azzas salta 4,7% com novo conselho e alívio em tensões societárias

Ações dos EUA Sobem com Impulso da Nvidia e Expectativas sobre Negociações Comerciais

S&P 500 e Nasdaq atingem máximas históricas com expectativas sobre comércio

Próximo
A alimentação ideal para cada fase da vida da mulher

A alimentação ideal para cada fase da vida da mulher

Casa SP, que divulga o estado no SXSW, terá Certificação Verde

Casa SP, que divulga o estado no SXSW, terá Certificação Verde

Lugar de mulher também é na construção civil

Lugar de mulher também é na construção civil

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.