• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
segunda-feira, 19 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Governança

Mulheres na liderança

Este artigo fundamenta-se no estudo Panorama Mulheres 2023, realizado pelo Talenses Grupo e pelo Insper

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
07/02/2024
em Governança, Startups
A A

LEIA TAMBÉM

Coala Music anuncia Thiago Custódio como Head of Partnerships

Stamin-Up atrai sócios estratégicos e projeta R$ 2 milhões em faturamento 

Um estudo conduzido pelo Talenses Grupo em colaboração com o Instituto de Pesquisa e Estudo Insper, denominado Panorama Mulheres 2023, auxilia na compreensão de algumas dinâmicas do mercado e contribui para responder algumas perguntas específicas sobre as mulheres nos ambientes profissionais de trabalho.

O primeiro achado no estudo é que as mulheres não precisam mais passar 20 anos no RH da empresa para alcançar posições de liderança. Hoje, a mobilidade interna aumentou consistentemente. A disparidade entre homens e mulheres nos cargos de presidência ainda é significativa; apenas 17% dos cargos de presidência das empresas são ocupados por mulheres, conforme a projeção da amostra do estudo. Esse número, surpreendentemente, representa uma conquista significativa, especialmente em um período pós-pandemia. Em 2019, apenas 13% das posições de presidência eram ocupadas por mulheres, e em 2017, no primeiro ano da pesquisa, elas representavam apenas 8% das pessoas que ocupavam cargos de presidente nas empresas.

A conscientização sobre a necessidade de equidade no mercado de trabalho, somada ao surgimento contínuo de leis e políticas públicas, tem sido um catalisador para o aumento do número de mulheres em posições de liderança. A presença de mulheres nos conselhos de administração (CAs) em 2017 era de meros 10%; saltou para 21% no estudo de 2023. A segunda tendência de crescimento mais significativa ocorreu nas vice-presidências. Em 2017, apenas 18% das VPs eram mulheres, e agora mais de um terço do total (34%) é representado por mulheres.

No entanto, a evolução não foi tão rápida para as mulheres diretoras. Em 2017, elas ocupavam 21% das posições de diretoria nas empresas do estudo que relataram ter essa posição em sua estrutura. Em 2023, o percentual aumentou para 26%. O estudo do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa apresenta dados semelhantes, revelando que, em 2023, a presença de mulheres no cargo de conselheira foi de apenas 15,2%. Contudo, o estudo indica que as empresas que apostaram na presença feminina em seus conselhos tiveram mais sucesso na tomada de decisões.

Uma empresa que apostou no desenvolvimento de mulheres foi a Johnson & Johson, que em 2020, para reforçar ainda mais o compromisso com o desenvolvimento e empoderamento das mulheres e preparando-as para posições de liderança, lançou um Programa Global de Sponsorship, que conta com sponsees/sponsors de diferentes áreas e regiões. Valeria Spechotto, que liderou a multinacional Johnson & Johnson por anos, comentou em entrevista para a Coluna Histórias de Sucesso, de Fabiana Monteiro, sobre os desafios de liderar em um ambiente predominantemente masculino.

“O desafio de ser mulher em uma área predominantemente masculina, mantendo-se no topo, com feminilidade, é bastante exigente. Algumas vezes é exaustivo, pois é uma batalha diária. Ainda vivemos numa sociedade machista e muitas vezes não percebemos isso. Uma dica que eu daria às mulheres é evitar se vitimizar. Analise o cenário ao seu redor, faça suas escolhas e mantenha a segurança em suas convicções, com assertividade, sem desistir dos seus sonhos, mesmo que algumas pessoas desestimulem tais planos. É uma luta diária e não podemos subestimar isso”, afirmou Valeria.

Motivada por histórias de mulheres que assumiram posições de liderança, Fabiana Monteiro idealizou o projeto editorial “Conselheiras de Administração”, com o propósito de compartilhar a trajetória de conselheiras e incentivar a participação feminina nos conselhos e na administração de empresas e startups. Além de fomentar discussões sobre equidade de gênero em conselhos. A obra traz depoimentos de 23 conselheiras que atuam nos mais diversos setores como Agronegócio, Telecomunicações, Bens de Capital, Varejo, Mineração, entre outros. Para receber mais informações e ter acesso à versão digital da obra, basta clicar neste link. 

Anterior

Companhia aérea implementa IA para combater o desperdício de alimentos

Próximo

Cashgo ganha espaço no mercado

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Coala Music anuncia Thiago Custódio como Head of Partnerships e prevê expansão da marca
Governança

Coala Music anuncia Thiago Custódio como Head of Partnerships

por João Pedro Camargo Corenciuc

Com mais de 15 anos de experiência nos setores de marketing e publicidade, sendo quase oito deles na Meta, Thiago Custódio deixa...

Leia maisDetails
Stamin-Up atrai sócios estratégicos e projeta R$ 2 milhões em faturamento 

Stamin-Up atrai sócios estratégicos e projeta R$ 2 milhões em faturamento 

ENGIE Brasil Energia é destaque no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3

ENGIE Brasil vai financiar de projetos de inovação em usinas solares

Imagem: Allan Paladino / LinkedIn

Com IA própria, startup brasileira transforma atendimento em imobiliárias e cresce no país

ConferIR inicia captação de R$1,5 Milhão na Captable 

ConferIR inicia captação de R$1,5 Milhão na Captable 

Startup capta R$ 1,2 milhão para atrair talentos do ensino médio

Startup capta R$ 1,2 milhão para atrair talentos do ensino médio

Próximo
Cashgo ganha espaço no mercado

Cashgo ganha espaço no mercado

IA criada no Paraná fez tradução e resumo de palestras na NRF 2024

IA criada no Paraná fez tradução e resumo de palestras na NRF 2024

Dengo investe US$ 20 mi para expansão global

Dengo investe US$ 20 mi para expansão global

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.