• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quarta-feira, 21 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Na contramão dos millennials, jovens da geração Z preferem Região central de SP para compras e gastronomia, segundo pesquisa da Apecc

Levantamento feito pelo Instituto Orbis com exclusividade para a associação mostra que a região central tem no comércio uma de suas principais fortalezas.

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
24/11/2023
em Mercado, Últimas
A A
Reprodução/Loft

Reprodução/Loft

LEIA TAMBÉM

Mercado de cartões superou 4 trilhões em 2024 e deve crescer 10% neste ano

Ibovespa bate novo recorde e atinge máxima acima dos 140 mil pontos

A diversidade de opções de gastronomia, bares, padarias e confeitarias é o principal atrativo da região central de São Paulo para os jovens de até 24 anos que vivem na cidade. O centro da capital obteve a maior média de todos os bairros entre esse público (em uma escala de 0 a 10, a média ficou em 6,77). 

O dado faz parte de uma pesquisa inédita feita pelo Instituto Orbis com exclusividade para a Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC), e que mostram a força do comércio dos bairros do centro de São Paulo. Além disso, o estudo identificou que cerca de metade dos paulistanos e moradores do centro da capital acreditam que a região oferece boas opções de lojas, feiras e espaços de compra e serviços. 

Márcio Pereira, diretor de pesquisa e operações da Orbis, destaca como o levantamento fomenta o progresso da cidade de São Paulo. “A pesquisa demonstra que o Centro de São Paulo é a região favorita para compras e gastronomia entre os mais jovens, sendo os principais atrativos para a qualidade de vida na cidade. Isso demonstra que o trabalho da APECC, no desenvolvimento de pesquisas abrangentes, fortalece seu comprometimento em entender as demandas da comunidade, reforçando sua influência na formulação de políticas públicas e privadas para o desenvolvimento sustentável e socioeconômico de toda cidade”, afirma Pereira.

Foram mais de 2 mil entrevistas feitas em 17 e 18 de outubro em toda a cidade de São Paulo, em uma amostra dividida de forma proporcional pela população por subprefeituras do município. O estudo mensurou a qualidade do item com notas de 0 a 10, e dividiu a cidade por regiões, faixa etária e renda familiar. A margem de erro é de 2,2% com 95% de confiança. 

Além disso, os respondentes avaliaram as opções de centros comerciais, lojas, feiras e outros espaços de compra e de serviços próximos da região onde moram – e o centro ficou entre as regiões com melhor avaliação.  

Para Ademir Moraes, presidente da APECC, os números mostram que o Centro de São Paulo segue como uma força motriz da economia da capital. “O comércio na região central contribui para o crescimento de São Paulo. Recebemos turistas e visitantes de todo o país e de fora do Brasil também. Esse resultado é fruto da dedicação diária dos comerciários aos clientes, que ajuda a fazer a economia crescer e o país se desenvolver cada vez mais”, destaca.

O Circuito das Compras foi criado em meados da década de 2010 pela APECC com o objetivo de interligar e fortalecer o comércio já existente nas áreas centrais, estimulando a visitação e aumentando as vendas. “Ao transformar a região em um shopping a céu aberto, com investimentos públicos e privados em segurança e zeladoria, tornamos a experiência de compras mais cômoda e prazerosa”, diz o presidente da entidade. O Circuito possui perímetro total de mais de 18km², englobando 993 ruas e 2.714 trechos de ruas – a maior parte delas localizadas nos bairros Brás, Sé, Belém, Bom Retiro e Pari. 

Índice de Bem-Estar de São Paulo

A pesquisa também criou o Índice de Bem-Estar, para mensurar o quanto a população está satisfeita em morar na capital paulista. Em uma escala de 0 a 10, o centro de São Paulo ficou com média de 4,96, acima da média geral da cidade (4,868).

Para Ademir Moraes, o turismo comercial no Circuito das Compras caminha lado a lado com a vertente cultural. “Ao longo dos anos, a região central de São Paulo passou a disponibilizar mais pontos de lazer, o que é um estímulo para a população, que consegue montar um roteiro de compras incluindo paradas para aproveitar museus, bibliotecas, teatro, música, artes visuais, entre outros lugares”, completa.

Tags: ApeccCentroComprasGeraçãoZMillennials
Anterior

Digitalização dos processos de fronteira no Brasil: um ganho mútuo para órgãos governamentais e passageiros

Próximo

As oportunidades crescentes no setor de seguros

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Mercado de cartões superou 4 trilhões em 2024 e deve crescer 10% neste ano, diz Núclea
Mercado

Mercado de cartões superou 4 trilhões em 2024 e deve crescer 10% neste ano

por João Pedro Camargo Corenciuc

O mercado de cartões no Brasil ultrapassou a marca de R$ 4 trilhões em transações em 2024 e deve registrar...

Leia maisDetails
Ibovespa Rompe Marca dos 140 Mil Pontos com Otimismo do Mercado

Ibovespa bate novo recorde e atinge máxima acima dos 140 mil pontos

BNDES Reduz Participação na JBS e Sinaliza Novas Vendas

Fontes indicam que BNDES planeja novas vendas de ações da JBS

Novo tratado da OMS redefine resposta global a pandemias

Novo tratado da OMS redefine resposta global a pandemias

Mercado de venda de carteiras inadimplentes atinge R$ 5,1 bilhões de janeiro a abril deste ano

Mercado de venda de carteiras inadimplentes atinge R$ 5,1 bilhões de janeiro a abril

Elon Musk e Microsoft firmam parceria para levar IA Grok ao Azure

Elon Musk e Microsoft firmam parceria para levar IA Grok ao Azure

Próximo
As oportunidades crescentes no setor de seguros

As oportunidades crescentes no setor de seguros

Com geração Z menos propensa a ter um carro, concessionárias aprimoram experiência do consumidor e apostam na venda on-line

Com geração Z menos propensa a ter um carro, concessionárias aprimoram experiência do consumidor e apostam na venda on-line

Governança Corporativa e o papel dos Conselhos de Administração

Governança Corporativa e o papel dos Conselhos de Administração

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.