A Natura, marca líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina, está ampliando seus esforços para construir um futuro mais inclusivo e sustentável. Em um novo passo estratégico, a empresa divulga as ambições de diversidade para seu fundo de Corporate Venture Capital (CVC), o Natura Ventures. O anúncio fortalece o posicionamento lançado em janeiro, onde a multinacional de cosméticos brasileira reafirma seus compromissos com a regeneração socioambiental, diversidade e inclusão.
Lançado em 2024, o Natura Ventures visa gerar impactos sociais significativos no ecossistema de startups, com foco em soluções que promovam a regeneração ambiental e a diversidade. A Natura compromete-se a desenvolver um portfólio diversificado, abordando desafios globais como a crise climática, a inclusão de gênero e a diversidade racial.
Com objetivos claros, o fundo Natura Ventures quer investir em startups comprometidas com a diversidade racial e de gênero: a meta é que 30% das empresas investidas sejam lideradas por mulheres e 15% por pessoas negras (pretas e pardas).
Além disso, há, ainda, um olhar para a inclusão regional. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), cerca de 57,6% das startups brasileiras estão concentradas no Sudeste. Com o Natura Ventures, a Natura se compromete a assegurar que 10% do portfólio do fundo seja composto por empresas sediadas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
A importância da diversidade nas startups é um dos pilares da estratégia do Natura Ventures. De acordo com o IBGE, as mulheres representam mais da metade da população brasileira. No entanto, ao olhar para startups, apenas uma pequena parcela (cerca de 19%) foi fundada exclusivamente por mulheres – segundo o relatório de 2024 da Associação Brasileira de Startups.
Além disso, apenas 13,7% dos cargos de liderança no setor de startups são ocupados por mulheres, de acordo com o “Startup Landscape: Lideranças Femininas 2024” publicado pela Liga Ventures. Esses números refletem a urgência de ações voltadas para a equidade de gênero e diversidade racial nesse segmento.
O prazo para o cumprimento dessas metas é igual ao tempo de duração do fundo: 10 anos. José Manuel Barbosa, vice-presidente de Novos Negócios da Natura, reforça o compromisso da empresa com essa transformação estrutural. “A diversidade é essencial para a inovação. Acreditamos que apoiar as startups de hoje é criar os líderes de amanhã, promovendo um ecossistema de negócios mais equilibrado”, diz.
Embora o objetivo do Natura Ventures seja investir em empresas que atendam a essas ambições de diversidade, as startups também recebem apoio contínuo para evoluir em sua jornada. “Entendemos que muitas startups podem não estar completamente prontas para adotar essas práticas desde o início, mas nosso apoio será constante para ajudá-las a construir um caminho sólido e alinhado aos nossos compromissos de impacto social e ambiental”, explica Barbosa.