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Home Empresas

Natura é destaque de 2025 na Pesquisa Ethos

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
13/08/2025
em Empresas, ESG
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Rafael Amâncio (@eurafaelamancio), Bruno Basila (@brunobasila) e Lucas Guerreiro (@telefishfixa)

Rafael Amâncio (@eurafaelamancio), Bruno Basila (@brunobasila) e Lucas Guerreiro (@telefishfixa)

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Em um contexto de crescentes desafios à agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão no mundo, foram apresentados ontem (12/08) na Conferência Ethos em São Paulo os principais resultados da nova edição da Pesquisa Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão, que revelou avanços, entraves e percepções das empresas brasileiras sobre os temas. A Natura foi a vencedora da edição 2025. A empresa, que já tinha sido reconhecida em recortes setoriais em edições passadas, é destaque entre as empresas de grande porte pela primeira vez.

Promovida pelo Instituto Ethos e a Revista Época, a Pesquisa de Diversidade, Equidade e Inclusão contou, em 2025, com a participação de 224 empresas, quase 10% a mais do que na última edição, que teve 204 participantes. As empresas reconhecidas foram premiadas em cinco recortes temáticos, de acordo com seu porte (pequeno, médio e grande porte): equidade de gênero, equidade étnico-racial, equidade geracional, inclusão da pessoa com deficiência e promoção dos direitos LGBTI+.

A Natura, grande premiada, conquistou a primeira colocação entre as empresas de grande porte e foi acompanhada da Sodexo e Vivo, que conquistaram os segundo e terceiro lugares, respectivamente. Já entre as empresas de pequeno e médio porte, os destaques ficaram, respectivamente, para Grupo Cataratas, Trech Rossi Watanabe Advogados e Daniel Advogados.

“Ficamos felizes em ver quatro empresas associadas ao Ethos em destaque esse ano – Natura, Sodexo, Trech Rossi Watanabe Advogados e Daniel Advogados. Estamos em um momento em que a discussão sobre equidade e diversidade nas empresas é fundamental, tendo em vista as medidas anti-ASG (ESG) que vêm sendo anunciadas pelo presidente Donald Trump nos Estados Unidos desde o início do ano.  Isso tem causado intimidações em muitas organizações que já tinham avançado com a agenda. Por isso, este é o momento de reforçarmos políticas e discursos que demonstrem a importância e os benefícios do tema no ambiente corporativo”, disse Caio Magri, diretor-presidente do Instituto Ethos.

A pesquisa é uma iniciativa que visa avaliar e distinguir publicamente as melhores práticas de diversidade e inclusão adotadas pelas empresas que atuam no Brasil, a partir de uma metodologia que considera quatro níveis de adesão: cumprimento ou tratativa inicial na agenda; iniciativas e práticas; políticas, procedimentos e sistemas de gestão; e eficiência.

É importante destacar que o processo da Pesquisa Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão – edição 2024/2025 passou por uma atualização. Para fins de apuração da pesquisa, no que se refere ao cumprimento da Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência, foi adotado o critério da autodeclaração por parte das empresas.

O ano de referência considerado foi o de 2024. Empresas que não atenderam integralmente à cota legal de contratação de pessoas com deficiência não foram desclassificadas automaticamente do processo. A elas foram solicitadas justificativas sobre o status do cumprimento dessa legislação. Mesmo com justificativa apresentada, tais empresas não se tornaram aptas a receber premiações (vencedora grande empresa, vencedora PME, destaque – 1º a 3º lugares – por recorte de diversidade). Essa mudança teve como objetivo, entre outros, incentivar a participação de empresas em processo de transformação, ressaltando, porém, que o cumprimento das cotas legais continua sendo um compromisso fundamental com ética empresarial.

A premiação da Natura aconteceu no painel Pesquisa Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão da Conferência Ethos, que refletiu sobre os impactos de movimentos contrários à diversidade, equidade e inclusão, e como empresas e instituições têm praticado resiliência frente aos retrocessos políticos e culturais.

“É um momento de celebrar as empresas reconhecidas nessa edição. Espero que a gente possa, a partir de casos concretos, das escolhas que as empresas têm feito em termos de estratégias, se inspirar a dar continuidade a essa agenda no nosso País. O dia todo de hoje tivemos oportunidade de refletir sobre um panorama de desigualdade. Essa Pesquisa é importante também para compreender as questões de diversidade aplicadas à realidade brasileira,” celebra Ana Lucia de Melo, diretora-adjunta do Instituto Ethos, lembrando ainda que hoje, 13 de agosto, no segundo dia da Conferência Ethos o painel “Entre dados e discursos: estratégias corporativas para sustentar a equidade” irá debater caminhos possíveis para as empresas brasileiras avançarem na equidade de raça e gênero.

Durante a premiação, também foram reconhecidas por práticas para promoção da equidade de gênero as empresas Bayer, Vivo e Natura, respectivamente do 1° ao 3° lugar. O recorte de equidade étnico-racial premiou Natura, Sodexo e Bayer, enquanto equidade geracional destacou as atuações da Sodexo, Natura e Arcos Dourados. Bayer e Edenred foram as reconhecidas em inclusão da pessoa com deficiência e, em promoção dos direitos LGBTI+,  Bayer, Bradesco e Natura.

O estudo ainda reforça o destaque para 33 empresas de 17 setores, como automotivo, bens de consumo, educação, farmacêutico, financeiro, metalurgia, mineração, serviços, varejo e outras.

Entre as empresas participantes da Pesquisa, a maioria afirmou que os resultados esperados das ações implementadas estão relacionados à melhoria do clima organizacional (87,50%), aumento da produtividade (64,13%), atração e retenção de talentos (63,84%), e resultados esperados relacionados à diminuição dos riscos de saúde e segurança (60,71%).

As empresas foram analisadas em 12 indicadores de práticas consolidadas como Estratégias para a promoção da diversidade, equidade e inclusão, Diversidade e Governança, Relacionamento com clientes ou consumidores, Inclusão de pessoas com deficiência, Promoção da equidade de gênero, da equidade racial, geracional e dos direitos LGBTI+.

A quarta edição da Pesquisa Ethos/Época de Diversidade, Equidade e Inclusão é realizada pelo Instituto Ethos, com o apoio do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, do Movimento Mulher 360, da Rede Empresarial de Inclusão Social e da Época Negócios, da Editora Globo.

Tags: EmpresasESGEthosInclusãoNegócios
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