NEC e ClimateAi unem forças para fortalecer agricultura frente ao clima

A NEC Corporation, em colaboração com a ClimateAi, uma startup sediada em São Francisco que criou a primeira plataforma de resiliência climática, desenvolveu um modelo conceitual para estimar a eficácia das medidas de adaptação às mudanças climáticas para o cultivo de cacau e arroz na África.

Neste projeto, a tecnologia de previsão de mudanças climáticas de longo prazo desenvolvida pela ClimateAi, que modela tanto o impacto dos fatores climáticos na produção agrícola quanto a efetividade das medidas de adaptação, foi combinada com a experiência da NEC em tecnologia agrícola (agritech) para quantificar com sucesso o impacto das mudanças climáticas na agricultura e esclarecer o retorno do investimento dessas medidas.

Essa conquista foi apresentada na TICAD Business Expo & Conference – Japan Fair, um dos eventos temáticos da 9ª Conferência Internacional de Tóquio sobre o Desenvolvimento da África (TICAD 9), realizada em Yokohama, Japão, em agosto de 2025, ressaltando a importância de utilizar tecnologia digital para enfrentar os desafios da agricultura africana.

Em nível global, embora a redução das emissões de gases de efeito estufa e o comércio de créditos estejam sendo conduzidos ativamente para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, a implementação de medidas de adaptação para prevenir ou reduzir danos ainda não avançou. Isso se deve, em parte, às dificuldades em avaliar a relação custo-benefício desses investimentos.

Vale destacar que, embora o setor agrícola seja altamente vulnerável aos impactos climáticos, tem sido difícil estimar o retorno sobre o investimento em medidas de adaptação, como a introdução de sistemas de irrigação ou a mudança de variedades de cultivos, devido à grande quantidade de fatores que afetam o crescimento das plantas, como temperatura, água e solo.

A NEC e a ClimateAi desenvolveram um modelo conceitual que analisa diversos fatores que influenciam o crescimento agrícola com o uso de IA e calcula o retorno econômico das medidas de adaptação. A utilização deste modelo permite implementar ações focadas em áreas onde se esperam efeitos positivos, promovendo a agricultura local de forma eficiente e sustentável.

Esse novo modelo conceitual foi utilizado para analisar medidas de adaptação direcionadas ao cultivo de cacau e arroz em várias regiões da África. O continente é o maior produtor mundial de cacau, e a agricultura é uma de suas principais indústrias. No entanto, devido aos impactos das mudanças climáticas, espera-se que o ambiente de cultivo de cacau e arroz mude significativamente nas próximas décadas.

A iniciativa focou em três medidas de adaptação, com o objetivo de avaliar sua capacidade de manter e aumentar a produtividade e gerar valor econômico em um clima em transformação:

Alguns resultados da análise podem ser verificados por meio de demonstrações interativas. Como exemplo de aplicação desse modelo conceitual, espera-se que organizações internacionais e bancos de desenvolvimento que oferecem apoio agrícola local o utilizem para identificar áreas de cultivo e estimar os efeitos da implementação de medidas de adaptação.

Além disso, o sistema foi projetado para atender às necessidades de diferentes atores do setor agrícola, permitindo que tomem decisões baseadas em dados.

O uso da IA tornou possível analisar a relação custo-benefício de medidas de adaptação, como a introdução de sistemas de irrigação e a mudança de variedades de cultivo no plantio de arroz em várias regiões, além de estratégias eficazes de adaptação para o cultivo de cacau.

Para avançar na adaptação às mudanças climáticas na agricultura, é necessário um financiamento significativo. Já foi apontado que, além do apoio financeiro de organizações internacionais, bancos de desenvolvimento e governos, é essencial mobilizar investimentos privados. Para garantir um financiamento contínuo, é fundamental quantificar o retorno dos investimentos e realizar monitoramento e intervenções adequadas após sua implementação.

Enquanto exploram oportunidades de colaboração com empresas fornecedoras de equipamentos de irrigação e mudas, a NEC e a ClimateAi buscam aproveitar casos de uso de tecnologia digital para promover o financiamento da adaptação às mudanças climáticas e expandir os negócios de agritech baseados em dados.

Os resultados dessa iniciativa foram anunciados na Expo e Conferência Empresarial da TICAD e serão compartilhados em outros eventos para coletar feedback do mercado e avançar nas discussões em direção à comercialização.

No futuro, a NEC e a ClimateAi continuarão trabalhando juntas para avaliar cientificamente o impacto das mudanças climáticas na agricultura e apresentar soluções concretas para alcançar uma agricultura sustentável e a segurança alimentar. Ambas as empresas seguirão empenhadas em resolver os desafios globais do setor agrícola por meio da inovação tecnológica e do uso de dados.

O desenvolvimento de novos negócios da NEC, sob o lema “The future is ours to shape”, está impulsionando o programa NEC Open Innovation (2) por meio de ampla co-criação com startups e empresas parceiras. A colaboração da NEC com a ClimateAi é um desses esforços. Ao unir tecnologias inovadoras com colaboração entre diferentes setores, a NEC continua criando novo valor social e moldando o futuro.

Sair da versão mobile