• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quinta-feira, 22 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home ESG

Nestlé Brasil cria inovação pioneira e recupera 80% de máquinas de café 

Produtos devolvidos por clientes do e-commerce de NESCAFÉ Dolce Gusto agora são revisadas por equipe técnica

Redação por Redação
30/12/2024
em ESG, Meio Ambiente
A A

LEIA TAMBÉM

Mondelēz Brasil é reconhecida pelo ranking do Great Place to Work

Solar Coca-Cola transforma caroço de açaí em fonte de energia renovável no Pará

 Engajada com a redução do impacto ambiental provocado por suas atividades, a Nestlé Brasil evoca seu DNA de Inovação e desenvolve uma iniciativa pioneira em suas operações no mundo: a recuperação de máquinas NESCAFÉ® Dolce Gusto® que, até então, eram destinadas diretamente para descarte após a devolução por clientes do e-commerce.

Desde a implementação do projeto, em 2022, a Companhia evitou o descarte de 80% destes equipamentos, e economizou um total de aproximadamente de R$2,6 milhões.

Se antes as peças eram armazenadas e posteriormente seguiam para centros de reciclagem, agora passam por uma minuciosa revisão técnica e, após a análise da qualidade, as máquinas vão para uma seção esporádica de Outlet na loja virtual.

A solução para evitar o descarte das peças começou em 2021 após o centro de distribuição logístico da companhia, em Araçariguama (SP), constatar a armazenagem de mais de 20 mil equipamentos que aguardavam destinação para reciclagem. Ao identificar o motivo das devoluções, a equipe do CD viu uma oportunidade de inovar.

“Percebemos que um grande número de máquinas NESCAFÉ® Dolce Gusto® devolvidas eram por arrependimento dos clientes por efetuarem uma compra por impulso ou por insatisfação com a cor, por exemplo. Dos 20 mil equipamentos acumulados ao longo do tempo, cerca de 40% estavam em perfeito estado e voltaram para o e-commerce após revisão. Outros 40% passaram por reparo simples e posteriormente foram oferecidos no outlet do site, e só 20% não puderam ser recuperados e foram devidamente reciclados”, detalha Mariana Vilchez, Gerente de Logística de E-commerce da Nestlé Brasil.

A executiva reforça que as máquinas passam por rigorosas análises pela Equipe de Qualidade da Nestlé após a revisão técnica e voltam à venda apenas em estado ideal para uso, sem apresentar qualquer problema de funcionamento.

“Todas as máquinas são testadas e higienizadas antes de entrarem novamente no site. Sinalizamos nas embalagens e no site que eles podem apresentar imperfeições estéticas, mas nada que prejudique o sistema operacional e impeça o uso. As caixas dos itens no Outlet são personalizadas, inclusive”,  finaliza Mariana.

Tags: ESGInvestimentosMeio AmbienteSustentabilidade
Anterior

Embraer recebe novo pedido de aeronaves e ações sobem na B3

Próximo

Tesouro Direto e B3 anunciam novo modelo de cobrança da taxa de custódia

Redação

Redação

Leia também

Mondelēz Brasil reforça sua cultura de bem-estar e prioriza saúde mental dos colaboradores
Empresas

Mondelēz Brasil é reconhecida pelo ranking do Great Place to Work

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Mondelēz Brasil, detentora de marcas como Lacta, Bis, Oreo e Trident, tem consolidado sua cultura organizacional com foco no...

Leia maisDetails
Solar Coca-Cola transforma caroço de açaí em fonte de energia renovável no Pará

Solar Coca-Cola transforma caroço de açaí em fonte de energia renovável no Pará

Reciclus ultrapassa 48 milhões de lâmpadas coletadas e reforça compromisso com a logística reversa nos municípios brasileiros

Reciclus ultrapassa 48 milhões de lâmpadas coletadas

Natura reafirma protagonismo e lidera ranking de responsabilidade ESG no Brasil pelo 11º ano consecutivo

Natura reafirma protagonismo e lidera ranking de responsabilidade ESG no Brasil

Instituto Life expande conservação da biodiversidade

Instituto LIFE chega à Europa e México para promover conservação da biodiversidade

Construções sustentáveis ganham força com soluções de reúso de água

Construções sustentáveis ganham força com soluções de reúso de água

Próximo
Ação deixa a Nasdaq e estreia na B3

Tesouro Direto e B3 anunciam novo modelo de cobrança da taxa de custódia

Comércio eletrônico deve faturar R$ 96 bilhões no 4º trimestre

Comércio sustenta desempenho das PMEs com alta de 12,3%

Poupança atinge maior número de saques desde janeiro, diz Banco Central

Mercado eleva expectativas para inflação e dólar em 2025

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.