• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quarta-feira, 21 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Nestlé e Bio2Me vão plantar árvores de Baru em fazendas leiteiras visando bem-estar animal e maior rentabilidade de produtores

Redação por Redação
26/11/2024
em Empresas, Meio Ambiente
A A

LEIA TAMBÉM

IBM lança novo espaço de inovação voltado para IA em São Paulo 

Construções sustentáveis ganham força com soluções de reúso de água

Projeto piloto teve início em novembro e estima o plantio de 800 mudas em 10 hectares em fazendas de São Paulo e Minas Gerais ainda este ano

Através de sua plataforma de inovação aberta, Panela, a Nestlé lança, em parceria com a empresa Bio2Me, um projeto que reúne sustentabilidade e geração de renda – o primeiro no país do tipo tanto para a Nestlé quanto para a startup. Realizado em dois biomas distintos: um no Cerrado brasileiro e outro na zona de transição entre a Mata Atlântica e o Cerro brasileiro, o projeto transformará terras ociosas de fazendas leiteiras em fontes de renda para proprietários, ao mesmo tempo em que agrega benefícios às técnicas de bem-estar animal adotadas nas propriedades parceiras. 

O projeto-piloto será realizado em duas fazendas fornecedoras da Nestlé: uma localizada na região de Araçatuba, interior de São Paulo, e outra em Montes Claros, na região no norte mineiro. Ainda em 2024, um total de 800 árvores de Baru, árvore nativa na região do Cerrado, serão plantadas em uma área de 10 hectares. Além de melhorar o meio ambiente, a iniciativa estimula a prática de bem-estar animal e gera maior produtividade nas propriedades parceiras, já que a sombra das árvores ajuda a fornecer ambiente fresco para os animais, reduz o estresse do calor e aumenta a produção de leite nas vacas. A iniciativa deve ainda impulsionar o desenvolvimento das comunidades locais.

Na fazenda Haras Hollywood, da região de Montes Claros, o projeto despertou tamanho entusiasmo, que a Bio2Me doará 50 mudas de baru para fazendeiros vizinhos, incentivando a expansão da iniciativa e a regeneração ambiental local. Já na fazenda São José, da região de  Araçatuba, o proprietário possui um café colonial e quer adaptar algumas de suas receitas para aproveitar as castanhas da árvore cerradeira no processo da torra. 

Na última visita, a Bio2Me apresentou detalhes sobre o projeto, abordando desde o manejo até a colheita e reserva dos frutos. “A imersão serve para educar e incentivar os produtores a darem sequência no projeto e buscarem por novas alternativas sustentáveis. Estamos em fase piloto, mas queremos expandir para todos quantos estiverem interessados, pois atuamos em favor de uma maior sustentabilidade e preservação da biodiversidade na cadeia leiteira do Brasil”, declara Bárbara Sollero, diretora de agricultura regenerativa da Nestlé Brasil.

O projeto piloto da Nestlé com a Bio2Me tem como meta, a partir de 2025, promover visitas guiadas às propriedades para compartilhar os benefícios do plantio com outros produtores da região. “Quanto mais árvores de Baru forem plantadas, mais frutos e castanhas teremos, aumentando a valorização do produto”, diz Bárbara Sollero.


Sobre a Nestlé

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 16 unidades industriais em operação localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de 12 centros de distribuição e mais de 70 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). 

Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que trazem modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros.

Tags: Meio Ambiente
Anterior

Curitiba ganha a primeira graduação de Negócios Sustentáveis do Brasil

Próximo

De vendedor de balas a empresário internacional: a jornada de sucesso de Thiago Finch no marketing digital

Redação

Redação

Leia também

IBM lança novo espaço de inovação voltado para IA em São Paulo
Empresas

IBM lança novo espaço de inovação voltado para IA em São Paulo 

por João Pedro Camargo Corenciuc

A IBM lança hoje um novo ambiente de inovação voltado para Inteligência Artificial no IBM Innovation Studio, localizado em sua...

Leia maisDetails
Construções sustentáveis ganham força com soluções de reúso de água

Construções sustentáveis ganham força com soluções de reúso de água

Ciberataques podem ameaçar avanço tecnológico no agronegócio brasileiro

Ciberataques podem ameaçar avanço tecnológico no agronegócio brasileiro

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve aprovar ainda nesta semana a fusão entre a Petz e a Cobasi

Cade deve aprovar fusão da empresa com Cobasi nesta semana, diz o Brazil Journal

Asaas amplia investimento em Marketing e patrocina o MasterChef Brasil

Asaas amplia investimento em marketing e patrocina o MasterChef Brasil

Cibra é a 15º Melhor Empresa para se Trabalhar no Agronegócio

Cibra é eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar no Agro

Próximo
De vendedor de balas a empresário internacional: a jornada de sucesso de Thiago Finch no marketing digital

De vendedor de balas a empresário internacional: a jornada de sucesso de Thiago Finch no marketing digital

Steck anuncia novo head de Marketing para a América Latina

CVM condena Silvio Tini em R$ 500 mil por manipular preços

CVM condena Silvio Tini em R$ 500 mil por manipular preços

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.