• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quarta-feira, 25 junho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Inteligência Artificial (IA)

Nestlé lança Academia de IA para transformar colaboradores em criadores de soluções

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
25/06/2025
em Inteligência Artificial (IA)
A A

LEIA TAMBÉM

Estudo mapeia algumas das tendências que envolvem a IA generativa

XP aumenta em 32% o retorno de mídia com adoção de marketing orientado por IA

Colaboradores da área técnica da Nestlé Brasil estão participando da 5ª edição da Academia de Inteligência Artificial, programa interno de capacitação criado em 2021 para democratizar o conhecimento em IA e Ciência de Dados entre profissionais que atuam diretamente nas operações industriais. A iniciativa já formou mais de 50 pessoas, entre eletricistas, engenheiros, especialistas em automação, analistas e coordenadores, e neste ano tem como meta treinar cerca de 15 profissionais, ampliando o uso de soluções tecnológicas no ambiente fabril e fortalecendo a cultura de inovação da companhia.

A edição de 2025 marca a expansão do programa com duas trilhas simultâneas de aprendizado: uma voltada a Machine Learning,  para a criação de modelos de predição aplicados à manutenção e operação de máquinas, e outra focada em Visão Computacional, nova vertente desenvolvida em parceria com o  Instituição de Ciência e Tecnologia Atlântico, de Fortaleza (CE), que explora tecnologias de deep learning para análise de imagens e vídeos. O objetivo é capacitar o time técnico para explorar informações de modo a extrair insights valiosos para o controle mais eficiente e preditivo de processos industriais. 

A Academia oferece uma formação completa em tecnologias atuais para a Indústria, com conteúdo 100% online e conduzido por especialistas da própria Nestlé e por parceiros de instituições de ensino. O curso tem duração de cinco meses, sendo dividido em um bimestre de aulas teóricas (com carga horária de 32 horas teóricas) e três meses para que os alunos desenvolvam projetos autorais em que aplicam na prática, com acompanhamento e suporte de mentores, o que aprendem nas aulas teóricas.  

Cada participante desenvolve um projeto real de IA aplicado ao ambiente fabril, com foco na automação, predição de falhas, segurança de dados, arquitetura de redes industriais e mais. As soluções propostas são pensadas para uso direto no dia a dia das operações e, ao final do programa, os alunos apresentam seus resultados em pitches para diretores de engenharia e líderes das fábricas – forma de reconhecimento e promover a replicabilidade dos projetos. Entre os cases desenvolvidos em edições anteriores estão modelos para predição da coloração e umidade do café sem necessidade de análise manual, otimização do consumo de gás em fornos de biscoito e monitoramento inteligente de sistemas eletropneumáticos.

“A Academia de IA oferece uma jornada completa que combina teoria, prática e mentoria, promovendo o desenvolvimento técnico e comportamental dos participantes. O foco vai além da autonomia e da capacitação profissional: a iniciativa visa formar agentes de transformação nas fábricas, preparando os profissionais para tomarem decisões baseadas em dados, desenvolverem soluções customizadas e ajudarem a alavancar novas tecnologias para acelerar a evolução de nossas operações”, explica Gustavo Moura, gerente executivo de Automação e Transformação Digital na Nestlé Brasil. 

A Academia de IA é tida como uma referência interna de capacitação profissional em novas tecnologias. “Mais que formar talentos, o programa está diretamente ligado à estratégia de Transformação Digital da Nestlé para preparar nossos negócios para um futuro integrado à inovação, com mais autonomia, produtividade e previsibilidade”, conclui Gustavo.

Tags: Inteligência ArtificialInvestimentosMachine LearningNegóciosNestlé
Anterior

Agronegócio brasileiro atinge recorde com 28,5 milhões de trabalhadores ativos

Próximo

Preços do petróleo sobem com sinais de forte demanda nos EUA

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Estudo IBM na Febraban: 69% dos CFOs consideram uso da IA como central para a transformação financeira, incluindo nos bancos
Inteligência Artificial (IA)

Estudo mapeia algumas das tendências que envolvem a IA generativa

por João Pedro Camargo Corenciuc

O mercado de Inteligência Artificial (IA) generativa chegou para ficar — das primeiras pesquisas dos anos 1950 até o boom...

Leia maisDetails
Com tecnologia da Databricks, XP aumenta em 32% o retorno de mídia com adoção de marketing orientado por IA

XP aumenta em 32% o retorno de mídia com adoção de marketing orientado por IA

IA Generativa elevará o desempenho financeiro dos bancos em 2025

IBM e Wimbledon lançam novos recursos de IA para engajamento de fãs 

Cloudera se junta à AI-RAN Alliance para impulsionar a inteligência artificial nas redes de comunicação

Cloudera participará da nova aliança “Data for AI-RAN”

Microsoft Alerta para "Jornada de Trabalho Infinita" e Aponta IA como Possível Solução

Microsoft divulga relatório que repensa jornada de trabalho moderna

Brasil ocupa o segundo lugar na América Latina em capacitação em IA, segundo Coursera

Brasil ocupa o segundo lugar na América Latina em capacitação em IA

Próximo
Tensão no Oriente Médio e alerta em Teerã impulsionam alta do petróleo

Preços do petróleo sobem com sinais de forte demanda nos EUA

Iniciativa de Santander e Distrito vai impulsionar inovação com R$ 280 mil em prêmios

Santander e Distrito vão impulsionar inovação com R$ 280 mil em prêmios

Swile reformula atendimento ao cliente e economiza R$ 5 milhões ao ano

Swile reformula atendimento ao cliente e economiza R$ 5 milhões ao ano

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.