• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sábado, 16 agosto, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Inteligência Artificial (IA)

Nestlé lança Academia de IA para transformar colaboradores em criadores de soluções

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
25/06/2025
em Inteligência Artificial (IA)
A A

LEIA TAMBÉM

Alta de fraudes com selfie spoofing, que dribla reconhecimento facial, preocupa especialistas

Inteligência Artificial e “hábito noturno” reconfiguram comportamento de compra online no Brasil

Colaboradores da área técnica da Nestlé Brasil estão participando da 5ª edição da Academia de Inteligência Artificial, programa interno de capacitação criado em 2021 para democratizar o conhecimento em IA e Ciência de Dados entre profissionais que atuam diretamente nas operações industriais. A iniciativa já formou mais de 50 pessoas, entre eletricistas, engenheiros, especialistas em automação, analistas e coordenadores, e neste ano tem como meta treinar cerca de 15 profissionais, ampliando o uso de soluções tecnológicas no ambiente fabril e fortalecendo a cultura de inovação da companhia.

A edição de 2025 marca a expansão do programa com duas trilhas simultâneas de aprendizado: uma voltada a Machine Learning,  para a criação de modelos de predição aplicados à manutenção e operação de máquinas, e outra focada em Visão Computacional, nova vertente desenvolvida em parceria com o  Instituição de Ciência e Tecnologia Atlântico, de Fortaleza (CE), que explora tecnologias de deep learning para análise de imagens e vídeos. O objetivo é capacitar o time técnico para explorar informações de modo a extrair insights valiosos para o controle mais eficiente e preditivo de processos industriais. 

A Academia oferece uma formação completa em tecnologias atuais para a Indústria, com conteúdo 100% online e conduzido por especialistas da própria Nestlé e por parceiros de instituições de ensino. O curso tem duração de cinco meses, sendo dividido em um bimestre de aulas teóricas (com carga horária de 32 horas teóricas) e três meses para que os alunos desenvolvam projetos autorais em que aplicam na prática, com acompanhamento e suporte de mentores, o que aprendem nas aulas teóricas.  

Cada participante desenvolve um projeto real de IA aplicado ao ambiente fabril, com foco na automação, predição de falhas, segurança de dados, arquitetura de redes industriais e mais. As soluções propostas são pensadas para uso direto no dia a dia das operações e, ao final do programa, os alunos apresentam seus resultados em pitches para diretores de engenharia e líderes das fábricas – forma de reconhecimento e promover a replicabilidade dos projetos. Entre os cases desenvolvidos em edições anteriores estão modelos para predição da coloração e umidade do café sem necessidade de análise manual, otimização do consumo de gás em fornos de biscoito e monitoramento inteligente de sistemas eletropneumáticos.

“A Academia de IA oferece uma jornada completa que combina teoria, prática e mentoria, promovendo o desenvolvimento técnico e comportamental dos participantes. O foco vai além da autonomia e da capacitação profissional: a iniciativa visa formar agentes de transformação nas fábricas, preparando os profissionais para tomarem decisões baseadas em dados, desenvolverem soluções customizadas e ajudarem a alavancar novas tecnologias para acelerar a evolução de nossas operações”, explica Gustavo Moura, gerente executivo de Automação e Transformação Digital na Nestlé Brasil. 

A Academia de IA é tida como uma referência interna de capacitação profissional em novas tecnologias. “Mais que formar talentos, o programa está diretamente ligado à estratégia de Transformação Digital da Nestlé para preparar nossos negócios para um futuro integrado à inovação, com mais autonomia, produtividade e previsibilidade”, conclui Gustavo.

Tags: Inteligência ArtificialInvestimentosMachine LearningNegóciosNestlé
Anterior

Agronegócio brasileiro atinge recorde com 28,5 milhões de trabalhadores ativos

Próximo

Preços do petróleo sobem com sinais de forte demanda nos EUA

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Alta de fraudes com selfie spoofing, que dribla reconhecimento facial, preocupa especialistas
Inteligência Artificial (IA)

Alta de fraudes com selfie spoofing, que dribla reconhecimento facial, preocupa especialistas

por Redação

Confira, abaixo, o comentário de Gabriel Barbabela, Lead Growth Product Manager da Veriff, sobre o assunto “O selfie spoofing não...

Leia maisDetails
Inteligência Artificial e “hábito noturno” reconfiguram comportamento de compra online no Brasil

Inteligência Artificial e “hábito noturno” reconfiguram comportamento de compra online no Brasil

O que as PMEs precisam saber sobre as mudanças na pesquisa online 

Google anuncia aporte bilionário em educação de IA nas universidades dos EUA

CFO da OpenAI sinaliza futuro IPO, mas condiciona decisão ao mercado e preparo da empresa

Governo dos EUA autoriza OpenAI, Google e Anthropic como fornecedores oficiais de IA

Agentic AI avança no Brasil e acende alerta sobre decisões autônomas

Agentic AI avança no Brasil e acende alerta sobre decisões autônomas

CFO da OpenAI sinaliza futuro IPO, mas condiciona decisão ao mercado e preparo da empresa

OpenAI e Oracle expandem parceria para infraestrutura de IA avançada

Próximo
Tensão no Oriente Médio e alerta em Teerã impulsionam alta do petróleo

Preços do petróleo sobem com sinais de forte demanda nos EUA

Iniciativa de Santander e Distrito vai impulsionar inovação com R$ 280 mil em prêmios

Santander e Distrito vão impulsionar inovação com R$ 280 mil em prêmios

Swile reformula atendimento ao cliente e economiza R$ 5 milhões ao ano

Swile reformula atendimento ao cliente e economiza R$ 5 milhões ao ano

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.