Nestlé leva projeto Fazedores de Café à Bahia

Iniciativa que ocorre em Eunápolis, reforça os compromissos da companhia em fazer do café uma força de transformação social

Fazedores de Café, programa criado pelo Sofá Café e realizado em parceria com NESCAFÉ, foi inicialmente desenvolvido para capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social na profissão de barista e, até o momento, já formou mais de 70 alunos, com empregabilidade de 90%.

A partir de 2019, o projeto amplificou a ação para além da cidade, visando suprir uma necessidade percebida pela Nestlé na sua rede de cafeicultores, em relação à sucessão familiar, seja por desinteresse dos sucessores, ou por falta de conhecimento. Desde então, a iniciativa já impactou 200 jovens em outras regiões produtoras de café e agora desembarca em Eunápolis, com uma programação intensa de muito conhecimento.  

De 09 a 13 de setembro, 45 jovens entre 18 e 29 anos participam de aulas ministradas por especialistas do setor, com temas que vão desde conhecimento técnicos de cultivo, análise multissensorial dos grãos, passando também por técnicas de barismo.

Os inscritos são das cidades de Teixeira de Freitas, Itamaraju, Porto Seguro, Eunápolis, Itabela, Barra do Choca, Salvador, Vera Cruz, Ibicoara, Itabepi, Uruçuca e Prado. Quase metade já trabalha no segmento e mais de 20% têm o café como fonte de principal de renda.  Entre os participantes, jovens que produzem seu próprio café, outros que já estão no processo de sucessão familiar, estudantes de agronomia e pecuária, entre outras modelos de atuação no segmento. 

“Na Nestlé, reconhecemos a importância dos projetos de qualificação profissional que abrangem toda a cadeia, do grão à xícara. Por meio do Fazedores de Café conseguimos conectar jovens e fazer com que eles entendam todas as possibilidades dentro da cadeia do café, além de inspirar novas gerações que transformam suas comunidades e propagam a paixão e a excelência no preparo do café”, explica Taissara Martins, Head de Sustentabilidade de Cafés Nestlé. 

Além de uma capacitação tradicional, a iniciativa promove ações para um cultivo de café mais sustentável e de máxima qualidade, auxiliando na manutenção produtiva. “Queremos proporcionar mais competitividade e contribuir para consolidação do mercado, preparando os jovens para se tornarem agentes de mudanças em suas próprias realidades”, finaliza Taissara Martins.

O programa Fazedores de Café por Nescafé faz parte da plataforma global Iniciativa Pelos Jovens da Nestlé, que completou 11 anos em 2024, e impulsiona o desenvolvimento social para aumentar a empregabilidade e capacitação desse público, por meio de ferramentas de desenvolvimento e empregabilidade.  

Sair da versão mobile