Nestlé patrocina Hackathon no Science & Business Connection 2025 

Nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2025, o PIT – Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos – realiza a 3ª edição do Science & Business Connection (S&BC), evento que conecta empresas, universidades e instituições de pesquisa em um ambiente de troca de conhecimento, empreendedorismo e inovação.

Um dos destaques desta edição será o Science Hackathon by Nestlé, realizado pelo Programa Colmeia do PIT e 100% patrocinado pela Nestlé, maior indústria de alimentos do mundo, em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). 

Durante três dias intensos, estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos e pesquisadores terão a oportunidade de desenvolver soluções tecnológicas para desafios reais da indústria alimentícia propostos pela companhia, em áreas como sustentabilidade, energias renováveis e logística. A dinâmica envolverá mentorias, atividades práticas, apresentações finais e premiações, com direito a medalhas, troféus e um prêmio especial oferecido pela Nestlé. Ao todo, 40 pessoas serão selecionadas para participar do Hackathon, divididas em grupos para desenvolver os desafios propostos.

Além do patrocínio exclusivo, representantes da Nestlé atuarão como mentores dos participantes, avaliando seus perfis e integrando o júri, reafirmando o compromisso da empresa em estimular novas ideias e fomentar a pesquisa aplicada.

A relação da empresa de alimentos com o PIT se intensificou há cinco anos, com a criação do Centro de Inovação e Tecnologia da Nestlé(CIT) , hub instalado dentro do Parque para desenvolver soluções voltadas à Indústria 4.0 e à otimização de processos produtivos. Desde então, já foram mais de 80 projetos e pesquisas desenvolvidos, com quase 600 conexões com startups e mais de 70 parcerias com universidades e centros de pesquisa. 

“Participar deste importante evento no Parque Tecnológico e patrocinar o Science Hackathon by Nestlé é essencial para acelerar a conexão entre indústria e academia por meio da tecnologia. Essa integração permite transformar pesquisas em soluções aplicáveis em grande escala, explorando ferramentas digitais como a Inteligência Artificial e automação de processos industriais para tornar as operações produtivas e logísticas mais eficientes e sustentáveis, ao mesmo tempo em que se desenvolvem modelos de negócios inovadores”, afirma Danyellen Gonçalves, gerente de Inovação da Nestlé Brasil.

Segundo o PIT, o objetivo do Science Hackathon by Nestlé é fomentar o empreendedorismo, a criatividade e a inovação, aproximando empresas de grande porte e instituições de ensino e pesquisa.

Sair da versão mobile