A Nissan espera produzir em massa veículos elétricos movidos por baterias avançadas de próxima geração até o início de 2029, disse a empresa na terça-feira, conforme apurado pela AP News. Os fabricantes de automóveis tradicionais do Japão foram superados por concorrentes mais recentes, como a americana Tesla e a chinesa BYD, no crescente setor automotivo de veículos totalmente elétricos.
No entanto, a Nissan, assim como outras empresas, enxerga uma oportunidade de recuperar o terreno perdido e possivelmente se destacar com um novo tipo de bateria. Esta nova tecnologia promete ser mais potente, acessível, segura e oferecer tempos de recarga mais rápidos em comparação com as baterias de íons de lítio amplamente utilizadas atualmente.
As baterias de estado sólido, que substituem os líquidos corrosivos presentes nas baterias convencionais por materiais metálicos sólidos, são amplamente consideradas como o próximo avanço para os veículos elétricos (VEs). Os principais fabricantes de automóveis estão em uma corrida para desenvolver versões dessas baterias que possam ser produzidas em larga escala.
Concorrentes como Volkswagen e Toyota também estão anunciando iniciativas para fabricar veículos elétricos com tecnologia de estado sólido. A Toyota definiu uma meta de começar a lançar esses veículos no mercado por volta de 2027-2028.
A Nissan foi pioneira em veículos elétricos, lançando o Leaf totalmente elétrico em 2010. A empresa disse que planeja oferecer baterias de estado sólido em uma variedade de modelos, incluindo picapes.