A Nokia anunciou nesta terça-feira (28) um acordo estratégico com a fabricante de chips norte-americana Nvidia (NVDA.O), que resultará em um investimento de US$ 1 bilhão e na aquisição de uma participação de 2,9% na empresa de equipamentos de telecomunicações.
A parceria visa explorar o crescente e lucrativo mercado de comunicações voltadas para a Inteligência Artificial (IA), impulsionando as ações da Nokia ao nível mais alto em quase uma década. As ações da Nokia encerraram o pregão com alta de 20,86% após o anúncio, um patamar não atingido desde o final de janeiro de 2016.
Segundo a Nokia, as empresas colaborarão no desenvolvimento de soluções de rede baseadas em inteligência artificial e estudarão oportunidades para incorporar os produtos de comunicação de data center da Nokia nos futuros planos de infraestrutura de IA da Nvidia. A Nokia informou que emitirá 166.389.351 novas ações, que serão subscritas pela Nvidia por US$ 6,01 por ação.
Analistas veem o acordo como um endosso significativo à capacidade da Nokia em um mercado em rápida evolução. “Este é um forte endosso das capacidades da Nokia”, disse Paolo Pescatore, analista da PP Foresight, à Reuters. “Redes de próxima geração, como o 6G, desempenharão um papel significativo na viabilização de novas experiências impulsionadas pela IA.”
Desde que assumiu o cargo no início deste ano, o novo CEO da Nokia, Justin Hotard — que anteriormente liderou o grupo de data centers e IA da Intel (INTC.O) —, tem focado no crescimento dos negócios de data center da empresa finlandesa, apostando na expansão da IA.
Na semana passada, inclusive, o lucro da Nokia no terceiro trimestre superou as expectativas do mercado, em parte devido às vendas para data centers de IA após a aquisição da empresa de rede óptica Infinera.








