Os pequenos empreendedores de todo o Brasil já contam com o novo aplicativo do Microempreendedor Individual (MEI), lançado pela Receita Federal neste mês, que permite realizar ações como o pagamento do DAS e a gestão de tributos. Disponível para Android e iOS, a atualização do aplicativo traz funcionalidades para tornar a rotina do MEI mais prática e segura. Entre as principais novidades estão: autorização para débito automático do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), informações sobre benefício previdenciário e emissão de DAS consolidado.
Outra melhoria é o reforço na segurança do sistema para pedidos de restituição. “São medidas importantes para evitar atrasos, recolhimentos indevidos e problemas junto à Previdência Social. Além disso, permitem que o MEI tenha mais segurança na gestão do negócio”, destaca o vice-presidente de operações da Contabilizei, Diego Dias.
O que mudou com o novo aplicativo MEI
- Débito automático do DAS: o pequeno empresário pode autorizar, alterar ou cancelar o débito automático para pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) diretamente pelo app.
- Informação sobre benefícios previdenciários: ao gerar o DAS, o MEI pode informar sobre o recebimento de benefício previdenciário substitutivo de renda, como auxilio doença ou licença-maternidade. Nesses casos, o valor da contribuição ao INSS é automaticamente desconsiderado, restando apenas os tributos de ICMS e ISS, quando aplicáveis.
- DAS consolidado: em um único boleto, o microempreendedor encontrará os valores referentes a diversos períodos de apuração em atraso, facilitando a quitação de débitos acumulados e o controle financeiro.
- Segurança na restituição: a opção “Pedido de Restituição” agora exige conta gov.br com nível Ouro ou Prata, aumentando a proteção contra fraudes.
O App MEI é gratuito e está disponível para download nas plataformas Google Play e App Store.