A farmacêutica suíça Novartis, focada em medicamentos inovadores, está entre as 15 empresas mais sustentáveis do mundo, segundo o World’s Most Sustainable Companies of 2025, índice global que avalia empresas com melhores práticas de ESG.
O índice, publicado pela revista TIME em parceria com a empresa de dados Statista, classifica as 500 empresas mais sustentáveis do mundo, tendo como base informações de 2023. O objetivo é destacar organizações que estão liderando práticas ambientais e sociais responsáveis, mesmo diante de desafios como tarifas comerciais, mudanças em incentivos governamentais e pressões nas cadeias de suprimentos.
A Novartis, que está na 11ª posição da lista, recebeu destaque por implementar reutilização de águas residuais nas instalações no Egito e Áustria, e desenvolver projetos de recuperação de solventes químicos na Suíça.
O relatório avaliou métricas como a adesão a iniciativas como o Pacto Global da ONU, intensidade de emissões no meio ambiente, uso de energia renovável, gestão de resíduos, diversidade de gênero na liderança e rotatividade de funcionários. Por fim, o levantamento também considerou a presença em rankings de ESG, transparência das companhias e relatórios alinhados a padrões internacionais.
“Esse reconhecimento nos enche de orgulho e reforça nosso compromisso em agir de forma ética, responsável e sustentável. Na Novartis, entendemos que cuidar da saúde das pessoas também exige cuidar do planeta. Por isso, alinhamos nossas iniciativas ambientais com elevados padrões de governança e com o desenvolvimento dos nossos colaboradores. Essa é a base que sustenta nosso propósito de reimaginar a medicina para melhorar e prolongar a vida das pessoas”, afirma Sylvester Feddes, presidente da Novartis Brasil.
No Brasil, a Novartis também implementa diversas iniciativas voltadas para promoção da sustentabilidade ambiental. Hoje, a energia utilizada pela companhia em São Paulo é 100% renovável, proveniente de fontes solar e eólica.
Além disso, a empresa também utiliza água de reuso em seus processos e atualmente não faz mais uso de plástico em suas operações. No ano passado, a empresa deu início a um programa de frota híbrida, que até o final de 2028 visa transformar toda a frota de carros nacional em veículos híbridos, reduzindo as emissões de carbono. Em 2021, a Novartis iniciou no Brasil um programa de logística reversa que hoje é referência no setor, já tendo coletado cerca de 20 toneladas de medicamentos em desuso, que são destinados ao descarte correto.
A íntegra do World’s Most Sustainable Companies of 2025 está disponível aqui.