• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
domingo, 18 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home PME & Negócios

Novas startups de jornalismo alavancam seus negócios com programa de aceleração do Google no Brasil

Quarta edição de programa Startups Lab, do Google no Brasil, contou com 15 startups de jornalismo e imersões em temas como inovação em modelo de negócio e sustentabilidade do jornalismo independente e local

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
01/11/2024
em PME & Negócios, Startups
A A
Imagem: Internet/Divulgação

Imagem: Internet/Divulgação

LEIA TAMBÉM

Maio Amarelo reacende discussão sobre acidentes de trânsitos e seus impactos

Stamin-Up atrai sócios estratégicos e projeta R$ 2 milhões em faturamento 

 A 4ª edição do programa de aceleração de startups jornalísticas do Google, o Startups Lab, chegou ao fim trazendo impactos significativos em várias áreas de 15 pequenos negócios de jornalismo focados em cobertura local e cívica. Na edição de 2024, o programa selecionou 15 startups jornalísticas para uma imersão de oito semanas em desenvolvimento e aprendizado sobre temas cruciais para a sustentabilidade do jornalismo independente e local, como entendimento de audiência, melhores práticas de modelos de negócios, criação de produtos e combate à desinformação. O Startups Lab é uma iniciativa da Google News Initiative e, no Brasil, é realizada em parceria com a Echos, laboratório global e independente de inovação.
 

Ao longo da jornada do programa, os participantes reportaram um aumento de confiança sobre seus negócios, que terminou em alta com 93% das startups declarando-se confiantes em relação aos planos estratégicos desenvolvidos, e a autopercepção sobre sua capacidade de inovar e pensar seus modelos de negócios também teve um salto – de 58% para 80% entre o início e o fim do programa.

Cada startup recebeu um aporte de cerca de R$ 17 mil como ajuda de custo para se dedicar ao programa. Ao final, três foram selecionadas para receber uma premiação de cerca de R$ 28 mil pelo destaque que tiveram durante as oito semanas de treinamento. São elas a Revista Alagoana, o portal Guarulhos Todo Dia e a produtora de conteúdo sonoro Três Vozes

Além das startups premiadas, também participaram os veículos: Varadouro, ITAPUÃCITY, 60+ Hub de Jornalismo Local em Áudio, Agência Lume, Site da Baixada, Agência Nossa, Periferia em Movimento, Desterro, Eh Fonte, SC City News, Voz da Terra e Coar Notícias. É importante ressaltar a diversidade regional dos veículos escolhidos, com 33% do Nordeste, 33% do Sudeste, 13% do Sul e 7% do Centro-Oeste.

“O que eu acho muito bacana do programa é que ele traz esse empreendedorismo no jornalismo e, ao mesmo tempo, tem uma objetividade de colocar produtos e serviços no mercado para que as startups possam ir testando e desenvolvendo”, diz Rodrigo Rangel, da Echos, que foi mentor no programa de 2022, colíder em 2023 e líder da edição de 2024.

Durante o GNI Startups Lab, 11 produtos foram lançados pelas startups participantes, atraindo audiência e gerando negócios. Ao longo do programa, foram lançados seis protótipos de alta fidelidade de produtos testados, validados e prontos para entrar no mercado, além de cinco novas parcerias firmadas para potencializar os negócios.

O que dizem as startups

Para Vinicius Andrade, editor e cofundador do Guarulhos Todo Dia, o programa gerou uma revolução na forma de perceber o portal de notícias como um produto. “O programa nos ajudou a entender mais a nossa audiência, olhar para quem nos lê como uma persona que tem dores, desafios e precisa de soluções que o universo jornalístico pode entregar”, conta.

Bertrand Morais, cofundador da Revista Alagoana, afirma que uma grande lição aprendida durante a 4ª edição do GNI Startups Lab é “o exercício da escuta constante da audiência”. “Nunca esperar uma forma ideal para testar um novo produto. As melhorias sempre virão ao longo da execução, quando pensada em resolver dores humanas”, diz, reforçando a possibilidade de se conectar com uma audiência “invisibilizada na grande mídia alagoana”, diz.

Do Rio Grande do Sul, Rodrigo D’Ávila, da Três Vozes, destaca a experiência como “impactante”: “O conhecimento, o networking e as novas perspectivas que obtivemos durante esse período formam hoje o alicerce da nossa startup”. Seu sócio, Adriano Dal Chiavon, complementa: “Tivemos a oportunidade de construir e aprimorar a ideia, fazendo com que víssemos no decorrer do programa o nascimento e o crescimento da startup”.

Tags: EchosGoogleGoogle News InitiativeJornalismoStartups
Anterior

Americanas discute entrar em ação contra ex-executivos

Próximo

TCS e Insper firmam parceria de R$ 50 milhões para inovação e pesquisa

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Maio Amarelo reacende discussão sobre acidentes de trânsitos e seus impactos
Negócios

Maio Amarelo reacende discussão sobre acidentes de trânsitos e seus impactos

por Thaïs Grandisoli

Neste mês, o Brasil mais uma vez se une ao movimento global do Maio Amarelo, uma campanha internacional dedicada à...

Leia maisDetails
Stamin-Up atrai sócios estratégicos e projeta R$ 2 milhões em faturamento 

Stamin-Up atrai sócios estratégicos e projeta R$ 2 milhões em faturamento 

ENGIE Brasil Energia é destaque no Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3

ENGIE Brasil vai financiar de projetos de inovação em usinas solares

Imagem: Allan Paladino / LinkedIn

Com IA própria, startup brasileira transforma atendimento em imobiliárias e cresce no país

ConferIR inicia captação de R$1,5 Milhão na Captable 

ConferIR inicia captação de R$1,5 Milhão na Captable 

Startup capta R$ 1,2 milhão para atrair talentos do ensino médio

Startup capta R$ 1,2 milhão para atrair talentos do ensino médio

Próximo
TCS e Insper firmam parceria de R$ 50 milhões para inovação e pesquisa

TCS e Insper firmam parceria de R$ 50 milhões para inovação e pesquisa

O que as organizações podem fazer para combater a liderança tóxica

O que as organizações podem fazer para combater a liderança tóxica

Suplementação para mulheres: empresa lança creatina 3 em 1 e já fatura R$ 3 milhões

Suplementação para mulheres: empresa lança creatina 3 em 1 e já fatura R$ 3 milhões

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.