A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk anunciou um investimento de R$ 864 milhões para modernizar a linha de produção de insulina e implementar projetos de sustentabilidade em sua fábrica localizada em Montes Claros (MG). A informação foi divulgada por executivos da empresa no Brasil durante uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira (4).
Inaugurada em 2007, a fábrica desempenha um papel fundamental na produção de diversos tipos de insulina e é um dos principais fornecedores desse medicamento para o Sistema Único de Saúde (SUS). Essa informação foi um dos destaque do comunicado da Presidência, que abordou o encontro entre o presidente do Brasil e a rainha da Dinamarca, Mary Donaldson, realizado no Palácio do Planalto.
O anúncio dos investimentos, que serão realizados entre este ano e 2025, foi feito por Simone Tcherniakovsky, vice-presidente de assuntos corporativos e sustentabilidade da Novo Nordisk Brasil, e Reinaldo Costa, vice-presidente corporativo da unidade em Montes Claros.
Recentemente, a Novo Nordisk recebeu uma licença ambiental concominante (LAC) para expansão da fábrica na cidade. Reinaldo Costa afirmou que foram realizados estudos para ampliação e potencialização da capacidade produtiva da unidade.
Além da fábrica na cidade mineira, a Novo Nordisk possui um escritório administrativo em São Paulo (SP) e um centro de distribuição localizado em São José dos Pinhais (PR).