A empresa global líder em saúde, foi fundada em 1923 nos arredores de Copenhague, Dinamarca. Atualmente comercializam seus produtos em 168 países, com 80 escritórios em todo o mundo, empregando mais de 40 mil pessoas.
Revolucionou o combate à diabetes ao desenvolver e enviar insulina para cerca de 40 países em 1930. E desde de 1989 se posiciona na liderança no cuidado com diabetes, obesidade, hemofilia e distúrbios de crescimento.
No fechamento da bolsa de segunda-feira,4 , A Novo Nordisk tinha uma capitalização de mercado de 2,96 trilhões de coroas dinamarquesas (US$428 bilhões ou R$2,11 trilhões). A explosão veio muito por conta dos medicamentos relacionados com perda de peso, o Ozempic e o Wegoyv. As ações da farmacêutica subiram 40% por conta do “boom” desses medicamentos.
Ozempic é um agonista do receptor GLP-1 (glucagon-like peptide-1) desenvolvido para ajudar pacientes com diabetes tipo 2 a controlar seus níveis de açúcar no sangue de maneira mais eficaz . Seu mecanismo de ação estimula a liberação de insulina e reduz a diabetes tipo 2.produção de glucagon, levando a uma diminuição dos níveis de glicose no sangue, Além disso, ele também ajuda na perda de peso, um fator crítico para muitos pacientes.
O crescimento constante das vendas do medicamento Ozempic é um indicativo claro da sua importância na gestão da diabetes tipo 2 e da melhoria da qualidade de vida dos pacientes. À medida que a conscientização sobre os benefícios desse medicamento continua a se expandir e a pesquisa médica avança, é possível que o sucesso do Ozempic continue a crescer, oferecendo esperança a milhões de pessoas que vivem com essa condição.