• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 20 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Novos hábitos de consumidores impulsionam mercado de lavanderias em BH (MG)

Redação por Redação
27/06/2024
em Empresas, Negócios
A A
Novos hábitos de consumidores impulsionam mercado de lavanderias em BH (MG)

Novos hábitos de consumidores impulsionam mercado de lavanderias em BH (MG)

LEIA TAMBÉM

Ciberataques podem ameaçar avanço tecnológico no agronegócio brasileiro

Cade deve aprovar fusão da empresa com Cobasi nesta semana, diz o Brazil Journal

Por Valéria Lúcia da Silva

Um estudo recente, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), em colaboração com o Sindicato de Lavanderias e Similares de Belo Horizonte (SINDLAV BH), revelou uma análise detalhada dos hábitos e preferências dos consumidores no mercado de lavanderias da capital mineira. A pesquisa aplicou 399 questionários entre os dias 13 e 20 de março de 2024, destaca o potencial de crescimento desse setor.

Os hábitos de consumo revelam que a maioria dos usuários frequenta lavanderias mensal ou trimestralmente, principalmente para lavar cortinas, tapetes, sofás, roupas sociais e itens de cama, mesa e banho. A necessidade de cuidados especiais com essas peças é o principal motivo para utilizar esses serviços, destacando a importância da especialização e da qualidade no atendimento.

As oportunidades de mercado para lavanderias em Belo Horizonte incluem a oferta de serviços como delivery, passagem de roupas e limpeza a seco, além de investimentos em qualidade, confiança, rapidez e preços competitivos. A implementação de embalagens sustentáveis a preços acessíveis pode atrair mais clientes e demonstrar um compromisso com a sustentabilidade ambiental, atendendo às demandas crescentes do mercado.

“O interesse por conveniência e qualidade está em alta, e a preferência por lojas físicas com opções de entrega e retirada no balcão destaca a necessidade de investir em tecnologias que simplifiquem esses processos. Melhorar serviços como delivery pode ser um diferencial competitivo significativo”, comenta Gustavo Bregunci, diretor do SINDLAV BH.

Alto nível de confiabilidade

A avaliação dos serviços de lavanderia se baseia principalmente na limpeza, maciez e cuidado com as peças e embora o preço ainda seja uma barreira para alguns, 96% dos entrevistados nunca enfrentaram problemas com extravio ou danos às roupas, indicando um alto nível de confiabilidade.

Em relação ao uso de serviços online, apesar de ainda serem pouco utilizados, 23,4% dos consumidores que experimentaram relataram experiências positivas, com um gasto médio por uso entre R$100 e R$200. As formas de pagamento mais comuns são cartões de crédito e débito.

De acordo com os dados, 16% da população de Belo Horizonte utiliza serviços de lavanderia regularmente, enquanto 30% dos não usuários já recorreram a esses serviços em algum momento. “Esses números indicam um mercado promissor a ser explorado pelas lavanderias na capital. Fatores como preço acessível, confiança na qualidade dos serviços, rapidez na entrega e especialização em cuidados específicos são os principais atrativos para novos clientes”, afirma a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins.

“A demanda por opções sustentáveis reflete uma crescente consciência ambiental dos consumidores, alinhada com políticas econômicas de incentivo à sustentabilidade promovidas pelo governo. Promover práticas de negócios ambientalmente responsáveis e adotar tecnologias limpas pode não apenas atrair um segmento de mercado mais consciente, mas também posicionar as lavanderias de Belo Horizonte como líderes em inovação e responsabilidade ambiental”, conclui Gustavo Bregunci.

Anterior

André Vasconcellos entra para o conselho editorial da IR Magazine

Próximo

Conflito na Câmara: deputado Federal ataca NR 31 e fiscalização dos Auditores do Trabalho de MG

Redação

Redação

Leia também

Ciberataques podem ameaçar avanço tecnológico no agronegócio brasileiro
Agronegócio

Ciberataques podem ameaçar avanço tecnológico no agronegócio brasileiro

por Thaïs Grandisoli

A fazenda do futuro já chegou. Drones sobrevoam plantações, sensores monitoram o solo em tempo real e softwares calculam a...

Leia maisDetails
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deve aprovar ainda nesta semana a fusão entre a Petz e a Cobasi

Cade deve aprovar fusão da empresa com Cobasi nesta semana, diz o Brazil Journal

Elon Musk e Microsoft firmam parceria para levar IA Grok ao Azure

Elon Musk e Microsoft firmam parceria para levar IA Grok ao Azure

Asaas amplia investimento em Marketing e patrocina o MasterChef Brasil

Asaas amplia investimento em marketing e patrocina o MasterChef Brasil

Cibra é a 15º Melhor Empresa para se Trabalhar no Agronegócio

Cibra é eleita como uma das melhores empresas para se trabalhar no Agro

Simpress implanta 35 projetos de inovação e amplia uso de IA

Simpress implanta 35 projetos de inovação e amplia uso de IA

Próximo
Conflito na Câmara: deputado Federal ataca NR 31 e fiscalização dos Auditores do Trabalho de MG

Conflito na Câmara: deputado Federal ataca NR 31 e fiscalização dos Auditores do Trabalho de MG

Turismo em Minas Gerais mantém crescimento sólido em 2024

Turismo em Minas Gerais mantém crescimento sólido em 2024

Turkish Airlines é reconhecida como “Companhia Aérea Mais Sustentável” pela World Finance

Turkish Airlines é reconhecida como "Companhia Aérea Mais Sustentável" pela World Finance

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.