A NVIDIA está oferecendo ao setor de telecomunicações um grande impulso em software de código aberto para a construção de redes 5G e 6G nativas de IA. O software NVIDIA Aerial será lançado em breve como código aberto, tornando-o disponível em diversas plataformas NVIDIA, incluindo a NVIDIA DGX Spark. Com software de código aberto e um supercomputador poderoso e acessível para executar tudo, pesquisadores de IA-RAN e redes sem fio podem passar da prototipagem rápida ao desenvolvimento de produtos em questão de horas, em vez de meses ou anos.
Isso significa que as redes móveis nativas de IA de próxima geração pode ser construídas no ritmo da IA para uma colaboração aberta e ampla, diferentemente das gerações anteriores, nas quais a inovação era limitada pelo acesso a software licenciado e hardware proprietário.
O código aberto está remodelando indústrias ao quebrar barreiras à inovação e acelerar a colaboração, possibilitando avanços que seriam impossíveis em sistemas fechados e proprietários. A NVIDIA é uma das principais contribuidoras do código aberto, inclusive para o setor de telecomunicações. O software NVIDIA Sionna, anteriormente de código aberto, já ultrapassou 200.000 downloads e 500 citações.
“A questão do código aberto sempre fez parte da NVIDIA. Acreditamos muito no poder da colaboração que vem com o compartilhamento de ferramentas, ideias e códigos. Isso é parte da essência da NVIDIA – essa conexão com a comunidade de desenvolvedores. Agora queremos trazer avanços colaborativos para o 6G em prol do crescimento da IA, o que nos permitirá salvos exponenciais e incríveis”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
Agora, a NVIDIA está disponibilizando o código-fonte aberto para seu software Aerial, incluindo Aerial CUDA-Accelerated RAN, Aerial Omniverse Digital Twin (AODT) e o novo Aerial Framework.
Espera-se que esses recursos — anteriormente limitados a um pequeno grupo — estejam disponíveis no GitHub sob a licença Apache 2.0 a partir de dezembro, com o lançamento do AODT em março de 2026, capacitando desenvolvedores a criar soluções RAN 5G e 6G full-stack e nativas de IA. Eles podem experimentar e criar soluções de rede nativas de IA sem restrições, acelerando a transição da pesquisa para a implantação no mundo real.
O próximo lançamento de código aberto do Aerial está repleto de recursos, incluindo:
- Aerial Framework para converter código Python em código CUDA de alto desempenho para execução em plataformas de computadores NVIDIA Aerial RAN;
- Modelos neurais com tecnologia de IA, como estimativa avançada de canal para melhorar significativamente o desempenho sem fio;
- Uma estrutura de dApp para fornecer a aplicações de terceiros acessos a dados da camada física em tempo real por meio de interfaces de programação de aplicações seguras. Os desenvolvedores podem implementar algoritmos de dApp com tecnologia de IA que podem modificar o comportamento da RAN em tempo real;
- Pipelines personalizáveis com módulos que os desenvolvedores podem modificar seletivamente ou substituir por seu próprio código para criar software RAN full-stack.
Esses recursos possibilitaram a primeira pilha sem fio nativa de IA feita nos Estados Unidos, apresentando as primeiras aplicações 6G, incluindo agilidade de espectro e detecção e comunicações integradas.
Essa iniciativa expande o acesso a poderosos softwares sem fio acelerados por CUDA e impulsiona o movimento global em direção a soluções 5G e 6G nativas de IA. Abre portas para desenvolvedores além do setor de telecomunicações, facilitando a criação de novas aplicações para redes móveis, incluindo aplicações de agentes de IA e IA física que exigem desempenho de missão crítica.
Essa mudança amplia a liderança dos EUA em código aberto e reescreve fundamentalmente a maneira como o setor de telecomunicações inova, estimulando o compartilhamento de conhecimento e uma abordagem de implementação em escala global.









