A IA está transformando a maneira como as empresas criam, implementam e escalam aplicações inteligentes. A medida que a demanda por aplicações de IA de nível empresarial que ofereçam velocidade, escalabilidade e segurança aumenta, os setores estão migrando rapidamente para plataformas que podem otimizar o processamento de dados e fornecer inteligência em todas as camadas do negócio.
No Oracle AI World, a Oracle anuncia um novo cluster de computação OCI Zettascale10 acelerado por GPUs NVIDIA, projetado para cargas de trabalho de treinamento e inferência de IA de alto desempenho. O cluster fornecerá até 16 zettaflops de desempenho máximo de computação de IA e aproveitará a Ethernet NVIDIA Spectrum-X — a primeira plataforma Ethernet desenvolvida especificamente para IA — permitindo que os hyperscalers interconectem milhões de GPUs com eficiência e escalabilidade sem precedentes.
Outros anúncios incluem suporte adicional para microsserviços NVIDIA NIM no Oracle Database 26ai, integração de computação acelerada da NVIDIA na nova Oracle AI Data, disponibilidade nativa da plataforma de software NVIDIA AI Enterprise no OCI Console e muito mais.
“Acredito que o mercado de IA tenha sido definido por parcerias cruciais como a entre a Oracle e a NVIDIA”, diz Mahesh Thiagarajan, vice-presidente executivo da Oracle Cloud Infrastructure. “Essas parcerias fornecem multiplicadores de força que ajudam a garantir o sucesso do cliente neste espaço em rápida evolução. O OCI Zettascale10 oferece capacidade de vários gigawatts para as cargas de trabalho de IA mais desafiadoras com a plataforma de GPU de última geração da NVIDIA. Além disso, a disponibilidade nativa do NVIDIA AI Enterprise na OCI oferece aos nossos clientes em comum um conjunto de ferramentas de IA líder, próximo aos mais de 200 serviços de nuvem da OCI, apoiando uma longa cadeia de inovação do cliente.”
“Por meio desta colaboração mais recente, a Oracle e a NVIDIA estão marcando novas fronteiras na computação acelerada de ponta — simplificando pipelines de IA de banco de dados, acelerando o processamento de dados, potencializando casos de uso corporativo e tornando a inferência mais fácil de implantar e escalar em OCI”, afirma Ian Buck, vice-presidente de computação de hiperescala e alto desempenho da NVIDIA.
“Nossa parceria de longa data com a Oracle, segue desenvolvendo novas soluções para melhorar e inovar cada vez mais a IA e suas aplicações, atendendo às diversas camadas empresariais e industriais. É assim que transformamos a tecnologia em inteligência de mercado que possibilita melhores decisões e melhorias de processos, com retornos reais”, afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
Banco de Dados Oracle 26ai, o principal banco de dados da Oracle, está adicionando funcionalidades essenciais para acelerar cargas de trabalho de vetores de IA de alto volume. As interfaces de programação de aplicações do Oracle Database 26ai agora oferecem suporte à integração com o NVIDIA NeMo Retriever, permitindo que os desenvolvedores executem facilmente modelos de incorporação de vetores ou implementem pipelines de geração aumentada de recuperação (RAG) usando microsserviços NVIDIA NIM.
A NVIDIA oferece um conjunto completo de microsserviços NIM para cada estágio de um pipeline RAG: modelos de extração do NeMo Retriever para ingestão de dados multimodais em escala, modelos de incorporação do NeMo Retriever para conversão de blocos de dados em incorporações vetoriais, modelos de reclassificação do NeMo Retriever para aumentar a precisão geral das respostas finais e modelos de linguagem grande (LLMs) para gerar as respostas finais contextualmente precisas.
O Oracle Private AI Services Container é um novo serviço que facilita a implantação de serviços de IA aonde quer que seja necessário, incluindo ambientes de nuvem e locais. A primeira implementação da Oracle, que suporta execução em recursos de CPU, foi projetada para suportar o uso futuro de GPUs NVIDIA para incorporação de vetores e geração de índices usando a biblioteca de código aberto NVIDIA cuVS.
A geração de incorporação e a criação de índices de busca vetorial são duas tarefas importantes exigidas por bancos de dados vetoriais. À medida que os volumes de dados aumentam e as aplicações de IA amadurecem, o tempo de construção da criação de índices vetoriais se torna cada vez mais um gargalo.
As GPUs são incrivelmente eficientes na construção de algoritmos aproximados de busca por vizinho mais próximo. Usuários que desejam acelerar a construção de índices em breve poderão delegar essa tarefa computacionalmente intensiva para GPUs NVIDIA, utilizando os recursos planejados do Oracle Private AI Services Container. Após a construção do índice, ele pode ser formatado para busca no Oracle AI Database 26ai.
A computação acelerada da NVIDIA também está integrada à nova Oracle AI Data Platform, que fornece um ecossistema abrangente que une dados corporativos com modelos de IA, ferramentas para desenvolvedores e controles rígidos sobre privacidade e governança.
A Oracle AI Data Platform inclui uma opção de GPU NVIDIA integrada para alimentar cargas de trabalho de alto desempenho. Ela também conta com um novo plug-in NVIDIA RAPIDS Accelerator para Apache Spark para liberar pipelines de análise, extração, transformação, carregamento e aprendizado de máquina mais rápidos por meio da aceleração de GPU.
O plug-in RAPIDS Accelerator para Apache Spark utiliza GPUs para acelerar o processamento, combinando o poder da biblioteca cuDF da NVIDIA e a escalabilidade da estrutura de computação distribuída Spark. Tudo isso foi projetado para permitir a aceleração por GPU para aplicações Apache Spark sem alterações no código. A Oracle Media and Entertainment está usando a biblioteca NVIDIA NeMo Curator com um modelo de linguagem de visão Nemotron (VLM) para potencializar a compreensão de vídeos.
Este pipeline acelera os fluxos de trabalho de IA centrados em vídeo da Oracle, automatizando as etapas de pré-processamento: decodificação de vídeo, segmentação de clipes, transcodificação e muito mais. Ele permite filtragem, desduplicação, anotação, classificação e controle de qualidade de alta qualidade e escaláveis, tanto para vídeo quanto para texto associado. Esse recurso permite que a Oracle gere legendas de vídeo densas e selecione as imagens necessárias para treinar modelos posteriores, melhorando sua eficiência e confiabilidade.
O NVIDIA NeMo Retriever Parse, um modelo de visão-codificador-decodificador baseado em transformador, projetado para compreensão de documentos de alta precisão, aprimora o Oracle Fusion Document Intelligence, facilitando a extração de informações significativas de documentos complexos. O modelo vai além da simples digitalização de texto — ele pode lidar com versatilidade, diversidade e variabilidade em documentos corporativos, extraindo metadados críticos e preservando a estrutura do documento. Esses recursos podem ser usados para criar aplicações RAG agênticos ou multimodais.
Reunindo todos esses recursos, o Oracle AI Hub agora oferece às empresas um único ponto de acesso para criar, implantar e gerenciar soluções de IA personalizadas.
Os usuários podem implantar microsserviços NVIDIA NIM por meio do Oracle AI Hub, proporcionando uma experiência simples e sem código para a implantação de modelos, incluindo NVIDIA Nemotron LLMs, VLMs e muito mais. A versão inicial apresenta um conjunto selecionado de microsserviços NIM hospedados e acesso antecipado a recursos de inferência simplificados de última geração. Com a integração de microsserviços NIM, projetados para executar uma ampla gama de LLMs em um único contêiner, os clientes podem implantar modelos rapidamente para diversas aplicações de negócios.
As empresas agora também podem aproveitar o NVIDIA AI Enterprise, integrado nativamente ao OCI, para acesso simplificado ao conjunto de ferramentas de software, bibliotecas e frameworks nativos em nuvem da NVIDIA. Essa integração agiliza o desenvolvimento, a implantação e o gerenciamento de soluções de IA fornecendo suporte empresarial robusto em toda a plataforma Oracle.
O NVIDIA AI Enterprise agora está disponível nativamente na experiência do Console OCI, permitindo que os usuários a habilitem diretamente ao provisionar instâncias de GPU compatíveis. Esse recurso está disponível em toda a nuvem distribuída da OCI, incluindo regiões públicas, nuvens soberanas e regiões dedicadas, para ajudar os clientes a atender aos requisitos de segurança e conformidade.
Esta nova oferta permite que os clientes acessem um conjunto completo de ferramentas de IA sem precisar adquirir pedidos separadamente pelo Oracle Cloud Marketplace, fornecendo um processo simplificado para criar aplicações de IA em escala com preços flexíveis, suporte empresarial, orientação especializada e atualizações de segurança prioritárias.
A NVIDIA também foi reconhecida no Oracle AI World como vencedora do prêmio Oracle Partner de 2025, destacando o trabalho da empresa com a Oracle para transformar o cenário de IA para empresas e impulsionar a inovação em todo o ecossistema OCI.