• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
terça-feira, 23 dezembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

O que esperar do setor de franquias em 2024

Marcas renomadas do mercado são uma boa pedida para quem deseja empreender

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
07/02/2024
em Mercado
A A
Freepik

Freepik

LEIA TAMBÉM

Alpargatas se recupera na Bolsa após repercussão negativa de campanha

CVM aprova cancelamento de registro e Carrefour se torna empresa fechada

O ano de 2024 promete ser um período de crescimento expressivo para diversas empresas do setor de franquias. Muitas delas têm planos de expansão ambiciosos, visando ampliar a cobertura geográfica da rede e fortalecer a marca em diferentes regiões do país.

O mercado de franquias brasileiro tem uma relevância enorme. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, o país chegou a 188.878 operações em agosto de 2023, gerando 1,62 milhão de empregos diretos. Em 2022, o faturamento do setor foi de mais de R$ 211,5 bilhões. Mesmo com esses grandes números, pouco se sabia sobre o perfil dos milhares de empreendedores que investem e operam uma franquia no Brasil. 

Entre os apontamentos da pesquisa está o claro desejo dos franqueados em expandir seus negócios. Realizada pela CommUnit, em parceria com a Hibou, “O Perfil do Franqueado & Multifranqueado” foi concebido como uma ferramenta de consulta e compartilhamento para a tomada de decisão de todos os participantes desse setor: franqueadores, franqueados, fornecedores e parceiros. 

Para 51% dos entrevistados a credibilidade e confiança na rede é o principal ponto analisado na hora de fechar uma parceria. Enquanto 48% veem a estrutura da rede como ponto decisor. E são esses mesmos fatores que incentivam os franqueados a crescerem dentro da marca. A força e tradição somados ao suporte e estrutura da franqueadora são fundamentais para 57% dos pesquisados que pretendem se expandir dentro da própria rede. 

Essa expansão, para mais de 50%, vai acontecer em menos de um ano. E 70% se mostraram interessado em ter outra franquia, mas dentro do mesmo segmento que já atua, enquanto 12% pensam em diversificar. Esse entusiasmo pelo modelo de negócio é resultado da boa receita na operação. Cinco em cada 10 entrevistados estão atingindo suas expectativas de receita. 

Sobre a localização das franquias, a pesquisa mostrou que sete em 10 franqueados responderam que operam em lojas de rua (69%), enquanto os Shopping Centers são responsáveis por 35% das unidades e 19% em Centros Comerciais. 

Tags: EmpreendedoresFranquiasMercado
Anterior

Participação dos salários no PIB brasileiro caiu 12% 

Próximo

Banco Safra compra Guide Investimentos

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Alpargatas aprova redução de capital e devolverá R$ 850 milhões aos acionistas
Mercado

Alpargatas se recupera na Bolsa após repercussão negativa de campanha

por João Pedro Camargo Corenciuc

As ações da Alpargatas (ALPA4; ALPA3) registram forte alta nesta terça-feira (23), revertendo integralmente as perdas sofridas na sessão anterior....

Leia maisDetails
Lucro líquido do Carrefour chega a R$ 1,16 bilhão no quarto trimestre

CVM aprova cancelamento de registro e Carrefour se torna empresa fechada

Visa e Mastercard alcançam acordo de US$ 30 bilhões

Visa e Mastercard registram crescimento de 4% nas vendas do varejo nos Estados Unidos

Rússia multa Google e Discord por conteúdo proibido

Alphabet fecha aquisição da Intersect em negócio de US$ 4,75 bilhões

Copel anuncia posse de novo diretor-geral

Copel conclui migração para Novo Mercado da B3 

Petrobras tem semana decisiva sobre pagamentos de dividendos

Petrobras inicia diálogo com entidades sindicais para discutir greve, diz federação

Próximo
Banco Safra compra Guide Investimentos

Banco Safra compra Guide Investimentos

V1 investe R$ 800 mil em tecnologia para aprimorar experiência do cliente

V1 investe R$ 800 mil em tecnologia para aprimorar experiência do cliente

Tarcila Ursini é nomeada Copresidente do Conselho Deliberativo do Sistema B Brasil

Tarcila Ursini é nomeada Copresidente do Conselho Deliberativo do Sistema B Brasil

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.