A demanda por energia para data centers nos Estados Unidos pode quase triplicar nos próximos três anos, consumindo até 12% da eletricidade do país, impulsionada pela transformação do setor com a adoção da inteligência artificial. Essa projeção é de um estudo apoiado pelo Departamento de Energia, divulgado pela primeira vez pela Reuters nesta sexta-feira.
O relatório, produzido pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, busca auxiliar a indústria de energia e o governo dos EUA a compreender os impactos da crescente demanda de data centers das grandes empresas de tecnologia nas redes elétricas, nas contas de energia e no clima.
Até 2028, o uso anual de energia dos data centers poderá atingir entre 74 e 132 gigawatts, ou 6,7% a 12% do consumo total de eletricidade dos EUA, de acordo com o relatório do Berkeley Lab. O relatório incluiu intervalos que dependiam parcialmente da disponibilidade e demanda por um tipo de chip de IA conhecido como GPUs. Atualmente, os data centers compõem um pouco mais de 4% da carga de energia do país.
O aumento das necessidades de eletricidade dos data centers está sendo acompanhado por um crescimento no consumo de energia devido à expansão da terceirização da fabricação nos Estados Unidos e à eletrificação de edifícios e do transporte. A demanda geral de energia no país atingiu um pico em 2024 e está projetada para estabelecer um novo recorde no próximo ano.
A IA, que exige chips cada vez mais potentes e sistemas de resfriamento intensos, é o principal impulsionador do crescimento projetado do data center. Quando o último relatório foi lançado em 2016, os servidores de IA em data centers eram responsáveis por cerca de 2% do uso total de energia do servidor.
O relatório também apresenta sugestões para futuras pesquisas e o desenvolvimento de estratégias de eficiência energética voltadas para os data centers de inteligência artificial (IA) em expansão nos Estados Unidos. Novos data centers de IA estão sendo construídos com capacidade de energia de até um gigawatt, o equivalente ao necessário para abastecer todas as casas na Filadélfia.