O início da jornada de trabalho de um novo colaborador é um momento importante tanto para a empresa quanto para quem assume um novo desafio profissional. Além de envolver emoções como ansiedade e animação de começar em uma nova empresa, é também etapa decisiva para construir uma conexão emocional e criar bases sólidas para o engajamento do colaborador a longo prazo.
De acordo Gisele Pedroso, fundadora da Agência Bloga, empresa especializada em Endomarketing e Felicidade Corporativa, um processo de onboarding, termo em inglês que significa embarcar e define a integração de um novo colaborador na empresa, vai além de uma simples apresentação.
“Um onborading bem estruturado não é somente um momento expor as políticas da empresa e preencher documentos. É sobre criar experiências inesquecíveis que marcam positivamente o início de uma nova etapa profissional. Trata-se de uma atividade estratégica para as empresas que desejam reter talentos e fortalecer a cultura organizacional”, explica.
Segundo a executiva, pesquisas demonstram que um onboarding eficaz aumenta a retenção de novos colaboradores em até 82% e elevam sua produtividade em mais de 70%. “Estudos mostram que os primeiros 90 dias são cruciais para determinar se o colaborador continuará na empresa. O onboarding é um momento que contribui para a motivação e o engajamento do colaborador, uma vez que reforça seu papel na empresa e cria um senso de pertencimento desde o início. Deste modo, os colaboradores se tornam mais comprometidos e alinhados com os objetivos da organização desde o primeiro dia de trabalho.”
Curva de aprendizado
Para Gisele, no competitivo mercado de trabalho atual, proporcionar uma experiência de onboarding marcante é um diferencial competitivo para as empresas. “No curto prazo, essa estratégia acelera a curva de aprendizado, permitindo que o colaborador contribua mais rapidamente para os objetivos da equipe. No longo prazo, reduz a rotatividade, pois cria uma experiência inicial positiva que ajuda o colaborador a se sentir valorizado”, completa.
Papel do Endomarketing
O endomarketing é essencial para criar uma comunicação interna alinhada e envolvente durante o onboarding. Ele garante que as mensagens-chave sobre cultura, valores e benefícios sejam transmitidas de forma clara e criativa. Também promove ações como campanhas de boas-vindas, eventos de integração e materiais visuais que reforçam o senso de pertencimento.
“Algumas ações são essenciais para transformar o primeiro dia do colaborador em uma experiência marcante. Na Bloga, propomos aos nossos clientes uma preparação prévia para garantir que todos os recursos necessários estejam prontos antes mesmo do colaborador chegar. No primeiro dia, idealizamos atividades acolhedoras, como um café da manhã de boas-vindas e um tour pela empresa. A apresentação da cultura corporativa é feita por meio de workshops, vídeos ou interações com as lideranças, que explicam os valores, missão e visão da empresa. Por fim, é importante ter um acompanhamento contínuo, garantindo que o colaborador esteja preparado para suas responsabilidades, que suas dúvidas sejam esclarecidas e seu progresso seja avaliado”, comenta.
Práticas inovadoras
Segundo Gisele, as estratégias de endomarketing para um onboarding personalizado com práticas inovadoras. “As atividades vão desde a apresentação da história da empresa com óculos de realidade virtual, até kits de boas-vindas que incluem itens como livros inspiradores, cartões assinados pela equipe e materiais exclusivos da empresa. A gamificação também vem sendo utilizada como forma de criar desafios e recompensas para os novos colaboradores, tornando o aprendizado mais divertido”, ressalta.
Onboarding Day
A fundadora da Bloga destaca também que algumas empresas estão implementando o Onboarding Day, um dia especial para receber os novos colaboradores, com workshops, palestras e momentos de descontração. “A integração com a equipe pode ser realizada com dinâmicas ou eventos informais, como happy hours. Além disso, algumas empresas adotam programas de mentoria ou camaradagem, designando um colega experiente para guiar o novo colaborador. As empresas também utilizam plataformas interativas para acompanhar o progresso e oferecer suporte durante os primeiros meses”, conclui.