A Onfly, maior travel tech B2B da América Latina, responsável pela gestão de viagens e despesas corporativas de mais de 2 mil empresas, anuncia a captação de R$ 240 milhões em uma rodada de investimento série B liderada pela Tidemark, fundo de venture capital do Vale do Silício que faz seu primeiro cheque na América Latina.
O aporte também contou com a participação da Endeavor Catalyst, fundo de co-investimento em venture capital da Endeavor, e da Left Lane Capital, fundo de venture capital de Nova York que investiu anteriormente na Série A da Onfly em rodada co-liderada com fundo brasileiro Cloud9 Capital.
Com o novo aporte, a travel tech pretende intensificar os esforços em tecnologia com evolução da plataforma e aplicação de inteligência artificial para melhorar a rotina dos seus clientes. Também irá acelerar os esforços em marketing e vendas, consolidar ao longo de 2025 a expansão internacional para o México iniciada no ano passado e ampliar sua atuação para outros países em 2026. Além disso, a startup está aberta para possíveis M&As que possam alavancar ainda mais o plano de crescimento da companhia.
“Este investimento representa um marco para a Onfly e um novo capítulo na nossa história. O mercado de viagens e despesas corporativas na América Latina é grande e está no meio de um processo forte de digitalização. Em 2023, este setor movimentou quase US$50 bilhões na América Latina, segundo dados do GBTA. Temos uma avenida de crescimento pela frente”, afirma Marcelo Linhares, CEO e cofundador da Onfly.
Segundo o executivo, a travel tech tem uma estimativa de chegar em R$ $1.5 bilhão de GMV (Gross Merchandise Volume, em português, o volume bruto transacionado) em 2025 e já está entre as cinco maiores companhias de todo o segmento de viagens corporativas do Brasil, com apenas seis anos de atuação.
“A maioria dos players do nosso setor possuem mais de 40 anos e são empresas essencialmente de serviço, com baixíssima adoção de tecnologia e, justamente por esse motivo, este é um segmento ainda pouco digitalizado. Cada vez mais os colaboradores estão exigindo dos softwares corporativos a mesma facilidade de uso e experiência de utilização que eles têm em aplicativos do dia-a-dia”, explica Linhares.
Dave Yuan, fundador e sócio da Tidemark, afirma que o setor de viagens corporativas ainda está defasado na adoção de tecnologia, com sistemas legado e monetização dependente de taxas e serviços e em detrimento da experiência do viajante. “A Onfly está mudando tudo isso. Eles estão criando um ciclo virtuoso positivo na viagem corporativa: custos mais baixos para as empresas, uma experiência mais tranquila e personalizada para os viajantes e clientes valiosos para os fornecedores, como companhias aéreas, hotéis e outros. Já vimos esse tipo de mudança em outras indústrias onde os novos líderes redefinem completamente o status quo. Estamos empolgados por fazer parte desta jornada com a Onfly para remodelar as viagens corporativas globalmente”, compartilha o investidor.
O aporte na Onfly é o primeiro investimento da Tidemark em uma empresa do Brasil e da América Latina. A decisão de investir na Onfly foi motivada, principalmente, pela Tidemark acreditar que o modelo de negócio da companhia é uma referência de SaaS-enabled marketplace em âmbito global. Antes de fundar a Tidemark, Yuan foi responsável por aportar em grandes companhias globais, como Nubank, Toast, LinkedIn e Facebook. “A América Latina tem se consolidado como um forte ecossistema de startups, com empreendedores que compreendem profundamente seus mercados locais e buscam inspiração global para inovar. Esse ambiente dinâmico tem permitido à Tidemark construir relações sólidas na região, com CEOs e outros investidores”, diz.
A partir desta operação, a Onfly também passará a contar com a expertise de Drew Patterson, ex-VP de Marketing da Kayak e co-fundador da Jetsetter (adquirida pela TripAdvisor), executivo que é Venture Partner na Tidemark e traz sua extensa experiência no segmento de viagens ao se juntar ao conselho da travel tech brasileira.
“A Onfly está trazendo disrupção para um setor tradicional e pouco digitalizado com um modelo de negócio construído para o futuro. A combinação de soluções nativas digitais com um profundo entendimento das necessidades do mercado local permitiu que a empresa se tornasse uma das líderes no segmento de viagens corporativas da América Latina em apenas seis anos”, ressalta Patterson.
65% dos clientes da Onfly utilizam a solução de gestão de viagens e de despesas integradas, incluindo o cartão corporativo que a empresa lançou em 2022 e já atingiu R$ 200 milhões de TPV (Total Payment Volume, em português, volume total de pagamentos) nos últimos dois anos.
Na linha de gestão de despesas, a Onfly está trabalhando com iniciativas de IA para automatizar todo o processo de digitalização e conciliação dos gastos, levando mais segurança e controle para as organizações e resolvendo um problema histórico nas empresas que é o descumprimento das políticas de viagens e compliance. De acordo com um levantamento da Skift e Navan, 77% dos gestores financeiros e de viagem estão interessados em migrar para soluções all-in-one para gerenciar viagens corporativas e despesas, o que corrobora a iniciativa da travel tech.
Em viagens, a Onfly oferece um “one-stop-shop”, com amplo inventário de hotéis, aéreo, ônibus e carro, de forma completamente digital, e foi a única empresa no Brasil que trouxe o aluguel de curta temporada para o corporativo, com a integração da Charlie, empresa líder em moradia flexível. Até o final do ano, a Companhia irá abrir mais 5 mil quartos, só em São Paulo, neste mesmo modelo de curta temporada, gerando uma economia relevante de até 30% nas viagens a trabalho para os seus clientes.
A Onfly estima que até 60% dos atendimentos aos viajantes corporativos podem ser automatizados até o final de 2026 e para isto a empresa está dobrando o investimento em IA para os próximos dois anos.
“Investir na Onfly é apoiar um time forte que está transformando rapidamente a gestão de viagens e despesas corporativas no Brasil e na América Latina, aproveitando a oportunidade de fazer mudanças significativas em um setor onde bilhões de dólares ainda estão presos e desperdiçados em sistemas ultrapassados”, afirma Igor Piquet, Head LATAM da Endeavor Catalyst.