A OpenAI, criadora do ChatGPT, lançou um novo sistema de inteligência artificial (IA) capaz de criar vídeos com base em instruções de textos dos usuários. Segundo a empresa, esta inteligência artificial é capaz de gerar “cenas complexas com vários personagens” e “detalhes precisos do sujeito e do plano de fundo”. O site da OpenAI traz alguns vídeos de demonstração. Os resultados são bastante detalhados, visualmente satisfatórios e, quando exigido, realísticos.
A ferramenta recebeu o nome de Sora, e deverá concorrer com modelos similares de Google (Lumiere) e Meta (Make-A-Video). Todos eles estão em fase de testes e não foram liberadas para os usuários. Por enquanto, a ferramenta foi disponibilizada apenas para “um número limitado de criadores”, como mencionou Sam Altman, CEO da OpenAI. A empresa ainda está em processo de compreender os possíveis perigos do sistema e concedeu acesso a uma equipe de especialistas responsáveis por avaliar a segurança do Sora antes de integrá-lo totalmente aos seus produtos.
Para especialistas, há o risco de que a tecnologia produza deepfake e se torne uma ferramenta rápida e acessível para a criação de desinformação na internet, tornando ainda mais desafiador distinguir o que é real do que não é. Segundo a OpenAI, o classificador de texto verificará e rejeitará solicitações que violem a política de uso, como as que solicitam violência extrema, conteúdo sexual, imagens de ódio, semelhança de celebridades ou IP de terceiros.
Através de seu perfil na rede social X, a Open AI liberou alguns vídeos produzidos pela ferramenta. Em um dos exemplos, a descrição feita para o sistema de IA foi a seguinte: vários mamutes gigantes se aproximando em uma planície nevada, com longos pelos balançando levemente ao vento enquanto caminham entre árvores e montanhas cobertas de neve em meio à luz do meio da tarde com nuvens finas e um sol alto que cria um brilho quente. Confira abaixo: